Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Pandemia: Blog tem acesso a voos cancelados por falta de tripulação

Blog teve acesso exclusivo a alguns dos vários voos da Latam cancelados nesta segunda-feira. Gol e Azul informam que estão cientes do problema

Luiz Fara Monteiro|Do R7

Latam: voos cancelados devido à contaminação de tripulantes
Latam: voos cancelados devido à contaminação de tripulantes Latam: voos cancelados devido à contaminação de tripulantes

O Blog teve acesso exclusivo a informações sobre voos cancelados pela Latam nesta manhã de segunda-feira (10) em três aeroportos que, por sinal, estão entre os mais movimentados do país.

O motivo do cancelamento é incapacidade da tripulação devido ao contágio por doenças como Covid-19 e influenza.

No aeroporto de Congonhas, em São Paulo, pelo menos oito voos não decolaram.

O LA3232, das 7h, que tinha como destino o aeroporto de Santos Dumont, no Rio de Janeiro, operado por um Airbus A319, foi um deles. 

Publicidade

Outros foram: LA3103, com destino a Florianópolis, às 06h05; LA3210, com destino a Confins, Minas Gerais, às 06h45; LA3235, com destino ao Santos Dumont, Rio de Janeiro, às 08h30; LA3170, de 10h30, para Porto Seguro, operado por um A320; LA3429, às 3h50, para Santos Dumont, Rio de Janeiro; o LA 3257 com partida prevista para as 19h25 para o mesmo Santos Dumont, operado por um Airbus A319, foi listado pelo setor de planejamento como cancelado. Assim como o LA 3055, com decolagem prevista para as 16h, que também aparece como cancelado.

Em Brasília, conforme anunciado pelo Blog, o voo LA3173, que partiria às 10h35 com embarque previsto para o portão 22 para o aeroporto de Congonhas, também foi cancelado devido ao mesmo motivo: incapacitação da tripulação por contágio confirmado por Covid-19. Esse voo seria operado por um Airbus A320. 

Publicidade

Passageiros que tinham reserva para esse voo reclamam por não terem sido informados do cancelamento pela companhia com antecedência.

No aeroporto Santos Dumont, no Rio, a Latam também precisou cancelar alguns de seus voos previstos para esta segunda-feira.

Publicidade

O LA 3218, operado por um Airbus A319 que sairia às 6h40 com destino ao aeroporto de Congonhas, em São Paulo, foi cancelado.

Assim como o LA3233, também rumo a Congonhas, às 8h40, operado por um Airbus A319.

O LA3888, também para Congonhas, com decolagem prevista para as 16h10, já era dado como cancelado. 

O LA3274, com decolagem prevista para esta noite às 21h, aparece como cancelado. 

Apesar da informação, o Blog sugere aos passageiros que entrem em contato com a companhia para confirmações. 

E o LA3233, com destino a Porto Alegre em um Airbus A319, às 8h40, não partiu.

O Blog noticiou o voo da Latam que partiu de Barcelona e pousou em Fortaleza na tarde deste domingo (9). O problema é que o destino original era o Aeroporto Internacional de Guarulhos, em São Paulo. A mudança foi necessária porque um dos pilotos apresentou teste positivo para Covid-19 ainda na Catalunha. E os dois pilotos que seguiram viagem não poderiam ultrapassar o limite de carga horária na cabine. 

O problema de cancelamentos devido à contaminação da tripulação não se limita à Latam, obviamente.

Em nota, a Azul Linhas Aéreas informou que, "por razões operacionais, alguns de seus voos do mês de janeiro estão sendo reprogramados. A companhia registrou um aumento no número de dispensas médicas entre seus tripulantes – casos esses que, em sua totalidade, apresentaram um quadro com sintomas leves – e tem acompanhado o crescimento do número de casos de gripe e Covid-19 no Brasil e no mundo. É importante ressaltar que mais de 90% das operações da companhia estão funcionando normalmente e que os clientes impactados estão sendo notificados das alterações, reacomodados em outros voos da própria companhia e recebendo toda a assistência necessária, conforme prevê a resolução 400 da Anac".

A companhia informou ao Blog que não divulgaria o total de voos cancelados por esse motivo.

A Gol enviou o seguinte comunicado ao Blog:

"A GOL Linhas Aéreas está atenta ao aumento de casos de Covid e influenza que está sendo registrado em todo o Brasil. Aumentamos o alerta para nossas equipes que atuam nos aeroportos e em nossos voos para redobrarem os cuidados. O uso de máscara é obrigatório em todas as nossas operações.

"Houve nos últimos dias um aumento dos casos positivos entre colaboradores, mas nenhum voo foi cancelado ou sofreu alteração significativa por esse motivo. Os funcionários que apresentam resultado positivo estão sendo afastados das funções para se recuperarem em casa com segurança.

"A companhia tem tomado medidas internas, todas dentro das normas regulatórias, para garantir a operação dos próximos dias.

"Em relação a clientes, os casos positivos reportados antes do embarque estão sendo tratados com três opções oferecidas aos passageiros: cancelamento com o reembolso do valor total; cancelamento, mas com o valor total deixado como crédito para futuras compras; ou remarcação sem custos adicionais.

"Como desde o início da pandemia, a GOL acompanha as diretrizes das autoridades de Saúde e as atualizações realizadas por parte das autoridades da aviação. Neste momento, a companhia tem 100% dos seus colaboradores vacinados e confia que somente com a população amplamente imunizada será possível superar mais este desafio que a pandemia apresenta".

O alto número de tripulantes contaminados tem prejudicado até mesmo o programa de treinamento rotineiro dos pilotos. 

Muitos estão deixando de cumprir operações em simuladores e estão sendo convocados emergencialmente para cumprir voos da malha diária das companhias.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.