Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Adolescente autista é agredido por outros alunos dentro de sala em escola municipal do Rio

Violência foi registrada em vídeo por estudantes. Mãe disse ter levado o caso ao diretor, que não tomou medidas 

Rio de Janeiro|Do R7, com Record TV Rio

Agressão foi gravada em vídeo
Agressão foi gravada em vídeo Agressão foi gravada em vídeo

Um adolescente autista, de 16 anos, foi agredido por colegas de turma na Escola Municipal Pedro Cavalcante, em Paciência, zona oeste do Rio. A violência gravada em vídeo aconteceu na quinta-feira (4). Traumatizado, o estudante não quer voltar para a escola.

Nas imagens, é possível ver que ao menos sete estudantes iniciaram o ataque com socos, chutes e até enforcamento. Outros alunos que assistiram a tudo ainda aplaudiram as agressões. O vídeo não mostra a presença de professores ou funcionários do colégio no local. 

A mãe do adolescente, Aline Soares, disse, em entrevista ao Balanço Geral RJ, que tomou conhecimento do caso quando a mãe de outro aluno mostrou as imagens para ela. Aline disse que o filho não comentou sobre o ocorrido, somente dizia que não queria mais frequentar as aulas. 

Ainda de acordo com a mãe, esta não foi a primeira vez que o adolescente sofreu algum tipo de violência de colegas de turma. Na mesma escola, na hora do lanche, alunos mastigaram a comida do menino e cuspiram no prato dele.

Publicidade

· Compartilhe esta notícia no Whatsapp

· Compartilhe esta notícia no Telegram

Publicidade

Aline também disse que pessoas maltratam e insultaram o menino. Ela afirmou que o diretor da unidade foi comunicado sobre as violências, mas não tomou medidas.

Segundo a família, a unidade de ensino não disponibilizou um mediador para o adolescente com o transtorno do espectro autista, que, por lei, tem direito a um acompanhante especializado na escola.

Publicidade

O que diz a Secretaria Municipal de Educação

Procurada, a Secretaria Municipal de Educação disse que repudia e lamenta o ocorrido.

Em nota, a pasta afirmou que vai oferecer toda a assistência necessária ao aluno, como a transferência de turma, que depende apenas do comparecimento dos responsáveis na escola.

Além disso, a secretaria disse que a unidade dispõe de Agentes de Apoio à Educação Especial.

Por fim, informou que a direção da unidade irá intensificar ações de conscientização dos alunos sobre o respeito e a cultura de paz na escola.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.