Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Após 48 horas, sistema de abastecimento de água da região metropolitana do Rio volta a operar

Segundo o governo do estado, o fornecimento do serviço será retomado de forma gradual aos municípios afetados

Rio de Janeiro|Do R7, com Agência Brasil

Abastecimento será retomado de forma gradual
Abastecimento será retomado de forma gradual Abastecimento será retomado de forma gradual (Pedro França/ Agência Senado)

Após 48 horas, o sistema de Imunana-Laranjal, responsável pelo abastecimento de água, na região metropolitana do Rio de Janeiro, voltou a operar na noite de sexta-feira (5).

O fornecimento do serviço aos dois milhões de moradores deve ser retomado de forma gradativa, segundo o governo do estado.

Os municípios de Niterói, São Gonçalo, Itaboraí e Maricá, além da Ilha de Paquetá, na capital fluminense, foram afetados pelo problema.

Na última quarta-feira (3), técnicos detectaram uma contaminação no canal que integra o sistema. Eles encontram a substância química tolueno, utilizada na fabricação de gasolina. 

Publicidade

Agentes fizeram o isolamento da área e a sucção do produto na área onde ocorreu o vazamento. O trabalho retirou mais de 160 mil litros de água com a substância no rio Guapiaçu, em Guapimirim.

A DPMA (Delegacia de Proteção ao Meio Ambiente) abriu inquérito para apurar os responsáveis pela presença do poluente na água.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.