Após Carnaval, cidade do Rio retoma vacinação contra Covid-19
Todos cariocas que ainda não tomaram vacina contra doença podem receber primeira dose do imunizante nos postos de saúde
Rio de Janeiro|Inácio Loyola, do R7*
Após o feriado de carnaval, a cidade do Rio de Janeiro retomou a campanha de vacinação contra a Covid-19, nesta quarta-feira (2). Todas as pessoas com 5 anos ou mais podem procurar uma unidade de saúde para receber a primeira, segunda ou terceira dose do imunizante.

Todos os cariocas que ainda não tomaram a vacina contra a doença podem receber a primeira dose do imunizante.
A segunda dose segue sendo aplicada na capital respeitando os intervalos entre a primeira dose de cada fabricante da vacina: 28 dias para CoronaVac, oito semanas para AstraZeneca, 21 dias para Pfizer e oito semanas para a Pfizer pediátrica.
A aplicação da dose de reforço segue para pessoas com 18 anos ou mais que tomaram a segunda dose há pelo menos 4 meses. Porém, é possível antecipar até o intervalo mínimo de três meses em casos de viagem, problemas de saúde e outras questões pessoais.
A SMS (Secretaria Municipal de Saúde) recomenda que pessoas com sintomas como febre, calafrio, tosse, coriza, dor de garganta, dor de cabeça e alterações no olfato ou paladar devem procurar os postos de testagem de Covid-19.
A cidade do Rio de Janeiro tem 87,8% da população total vacinada com a primeira ou dose única da vacina contra a Covid-19. Cerca de 83% dos cariocas estão imunizados com a segunda dose.
A dose de reforço foi aplicada em 53% da população com 18 anos ou mais. Nesta quarta-feira (2), o secretário Municipal de Saúde Daniel Soranz afirmou que deve ser definido um parâmetro de cobertura da dose de reforço da vacina contra o coronavírus para que o passaporte vacinal na cidade deixe de ser obrigatório.















