Logo R7.com
RecordPlus

Após desocupação, aulas no Colégio Mendes de Moraes devem voltar na próxima semana 

Escola foi a primeira a ser ocupada, em março 

Rio de Janeiro|Do R7

  • Google News
Alunos tiveram as principais demandas atendidas pela Secretaria de Educação
Alunos tiveram as principais demandas atendidas pela Secretaria de Educação

As aulas no Colégio Estadual Prefeito Mendes de Moraes, na Ilha do Governador, zona norte, devem retornar na próxima segunda-feira (23), quase dois meses depois de ser ocupado por estudantes que reivindicam melhorias na unidade de ensino. O colégio foi o primeiro a iniciar o movimento, que já foi registrado em 69 unidades.

Os alunos tiveram as principais demandas atendidas pela Secretaria de Educação, como eleição direta para escolha do diretor das unidades de ensino e o fim do Saerj (Sistema de Avaliação da Educação do Estado do Rio de Janeiro).


A ação foi anunciada pela organização do movimento #OcupaMendes após avanço nas negociações entre eles, a Seeduc (Secretaria de Estado de Educação) e a Defensoria Pública.

No acordo com a secretaria, ficou acertado um calendário de visitas às escolas ocupadas para levantar pautas específicas a serem atendidas. Cada colégio vai elaborar um documento com as demandas e receberá verba no valor de R$ 15 mil para realização de obras emergenciais.


Novo secretário de Educação

Horas depois de conseguir que, depois de 56 dias, alunos saíssem do Colégio Mendes de Moraes, o secretário estadual de Educação do Rio, Antonio José Vieira de Paiva Neto, pediu exoneração na noite desta segunda-feira (16). O pedido aconteceu depois que o chefe de gabinete da Secretaria, Caio Castro Lima, se envolveu em uma discussão com uma professora do Mendes de Moraes durante a coletiva de imprensa realizada na manhã desta segunda-feira (16) para anunciar a desocupação do colégio. Após a confusão, Lima anunciou, em sua página em uma rede social, que pediu exoneração.

O governador em exercício Franciso Dornelles aceitou a exoneração do secretário e já decidiu que seu substituto será Wagner Victer, atual presidente da Faetec (Fundação de Apoio à Escola Técnica do Estado do Rio).

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.