Após protesto e tumulto no centro, manifestantes vão à festa da Fifa em Copacabana
O clima ficou tenso entre os manifestantes e os torcedores
Rio de Janeiro|Do R7
Um grupo de manifestantes fez uma passeata por Copacabana, na zona sul do Rio, e chegou até o telão montado pela Fifa na praia. Os integrantes do movimento, quase todos de preto, passaram pela área da festa fazendo coros contra a Copa do Mundo no Brasil, enquanto mais de 20 mil torcedores assistiam ao jogo entre Brasil e Croácia.
Policiais militares acompanharam a movimentação do grupo de manifestantes. O clima foi de tensão entre os participantes do ato e os torcedores. Antes de o jogo acabar, o grupo seguiu para o forte de Copacabana, cercados por um grande número de policiais.
O mesmo grupo de manifestantes havia interditado, pouco antes, um trecho da rua Barata Ribeiro, uma das mais importantes de Copacabana.
Ao longo do dia, pelo menos cinco manifestantes foram detidos no Rio. Dois deles, Leandro dos Santos Ferreira e Leandro Afonso Ferreira de Oliveira, estavam com explosivos nas mochilas, segundo a Polícia Civil. Eles foram levados para a Delegacia da Tijuca (19ª DP), no mesmo bairro onde foram flagrados, na zona norte do Rio.
Tumulto no centro
Mais cedo, PMs e um grupo de manifestantes, que participou de um protesto no centro do Rio contra a realização da Copa do Mundo no Brasil, entraram em confronto. Os agentes usaram bombas de gás e spray de pimenta. Ao menos três pessoas foram detidas na região da Lapa.
Participaram da manifestação movimentos sociais e categorias de trabalhadores, como os professores das redes estadual e municipal de ensino, em greve há um mês por melhores condições de trabalho.
O protesto teve início no fim da manhã desta quinta, na avenida Presidente Vargas, que foi interditada no sentido praça da Bandeira. Em seguida, os manifestantes seguiram em caminhada pela avenida Rio Branco, bloqueando totalmente a via.