Após temporal no Rio, ruas alagadas e lixo espalhado atrapalham motoristas nesta sexta-feira
Chuva causou transtornos na noite de quinta-feira
Rio de Janeiro|Do R7

O temporal que atingiu o Rio de Janeiro na noite de quinta-feira (16) deixou marcas. Na manhã desta sexta (17), motoristas encontravam dificuldades por conta de bolsões d’água, sobretudo na zona norte. Na avenida dos Democráticos, em Manguinhos, o lixo espalhado pelo vento e pela água obrigava carros a desviaram bruscamente. No Jacarezinho, um dos acessos estava parcialmente interrompido às 7h50, enquanto a água não escoava.
A rua Clarimundo de Melo também apresentava pontos com bolsões d’água, na altura de Água Santa. O trânsito era intenso. No Mercadão de Madureira, a maior parte dos lojistas viu seus estabelecimentos alagados pela manhã. A limpeza começou cedo e o objetivo é abrir o comércio por volta das 9h.
A chuva forte que atingiu o Rio causou transtornos por toda a cidade. O aeroporto Santos Dumont foi fechado várias regiões ficaram alagadas. O temporal atrapalhou a volta para casa do carioca: um trecho da linha 2 do metrô teve a circulação suspensa por cerca de uma hora e a operação das barcas foi interrompida por 30 minutos.
O município entrou em estágio de atenção por volta das 18h50, segundo informou o Alerta Rio. Às 19h35, três áreas do Rio entraram em alerta para chuvas (bacia de Guanabara, zona sul e Jacarepaguá). Mais tarde, às 21h20, as regiões retornaram ao estágio de atenção.
Segundo a Infraero, o Santos Dumont foi fechado por volta das 18h40 para pousos e decolagens. Às 20h55, o terminal de voos já operava, somente por instrumentos, para pousos e decolagens. O aeroporto do Galeão, na Ilha do Governador (zona norte), operava só por instrumentos às 19h50.
Três bairros da zona norte da capital ficaram às escuras no horário: Costa Barros, Andaraí e Pavuna. Um grande trecho do bairro do Jardim Botânico, na zona sul, ficou sem luz, complicando o trânsito.
Por volta das 19h, um raio atingiu região próxima à estação da Praça 15 e interrompeu o sistema de roletas das barcas. A operação já foi retomada.
Segundo o Centro de Operações, no começo da noite, havia pontos de alagamento na estrada do Galeão, na Ilha do Governador, zona norte do Rio, e em dois pontos do aterro do Flamengo: um na altura do Santos Dumont e outro no acesso à Praça 15, ambos no sentido centro. Também houve acúmulo de água na avenida Delfim Moreira, no Leblon, zona sul, e no Boulevard 28 de setembro, na zona norte.
Por volta das 20h, o Centro de Operações informou que a avenida Radial Oeste estava interditada, na altura do Maracanã, sentido Centro, devido a acúmulo de água na via. Por volta das 21h, o trecho já havia sido liberado.















