Logo R7.com
RecordPlus

Após tentativa de conciliação, professores estaduais decidem rumo da greve nesta quinta 

Docentes não seriam punidos por greve em troca do retorno às aulas

Rio de Janeiro|Do R7

  • Google News
Os professores do município também vão realizar uma assembleia na próxima sexta-feira (25)
Os professores do município também vão realizar uma assembleia na próxima sexta-feira (25)

Os professores estaduais do Rio de Janeiro vão determinar o rumo da greve - iniciada em agosto deste ano – em uma assembleia às 14h desta quinta-feira (24), no Clube Municipal, na Tijuca, zona norte. A decisão vai ser tomada após uma reunião realizada na terça-feira (22), em Brasília, com o STF (Supremo Tribunal Federal) e representantes do governo e dos professores do município e do Estado.

Ao final do encontro, o governo do Rio se comprometeu a não descontar os dias de ausência dos professores, a desistir de iniciar um inquérito para puni-los pela greve e de aplicar a multa de R$ 300 mil destinada ao Sepe (Sindicato Estadual dos Profissionais de Educação do Rio). Em troca os professores teriam de voltar a dar as aulas.


Também foi acordado que questões relacionadas ao salário dos docentes serão tratadas somente em fevereiro de 2014. No entanto, durante este período de espera para negociações, haverá a formação de grupos de trabalho para discutir temas relevantes para a classe.

Desta forma, em fóruns seriam debatidas formas de reintegrar a área pedagógica nas escolas, a valorização da carreira, sugestões dos profissionais quanto à forma de ensino e ainda, para os docentes estaduais, a manutenção da matrícula destes e a renovação da grade curricular. Representantes dos governos também participariam para que se formasse um novo plano a ser apresentado no ano que vem.


Os professores do município também vão realizar uma assembleia para decidirem pela paralisação ou continuação da greve na próxima sexta-feira (25).

Manifestações no Dia dos Professores


Os professores do município também vão realizar uma assembleia para decidirem pela paralisação ou andamento da greve na próxima sexta-feira (25). 

No dia 15 de outubro, Dia dos Professores, cerca de 20 mil pessoas fizeram uma manifestação no centro do Rio de Janeiro. Mas o protesto terminou em confronto entre grupos de manifestantes e a polícia. Uma viatura da Polícia Militar foi incendiada na Glória, na zona sul, e algumas agências bancárias e lojas foram depredadas. No final do confronto, 64 pessoas foram detidas e 20 menores apreendidos.

Últimas


    Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.