Arrastão termina com homem baleado em Botafogo
Bando de jovens assaltou pedestres; arma de vigilante foi apreendida
Rio de Janeiro|Do R7
Um arrastão promovido por um bando de jovens no sábado (19) em Botafogo, zona sul do Rio, acabou com um homem baleado na coxa. Os crimes, que aconteceram na rua Voluntários da Pátria, assustaram pedestres e moradores.
A polícia investiga de onde partiu o tiro que atingiu Francisco Francimar. A vítima, que tem cerca de 50 anos, foi operada no sábado e hoje seu estado de saúde era estável.
Durante a confusão — testemunhas relatam que os crimes foram cometidos por um bando —, o segurança de um estabelecimento disse à polícia ter atirado para cima a fim de dispersar o grupo.
Após depoimento, o segurança teve a arma apreendida para confronto balístico. A polícia aguarda alta médica da vítima para que ela possa ser ouvida e agentes buscam informações e imagens de câmeras de segurança que possam ajudar no caso.
Policiais militares conduziram 20 suspeitos de furtos à 10ª DP, mas as vítimas dos assaltos que registraram ocorrência não reconheceram os detidos, que foram liberados.
Assaltos nas praias
No sábado, assaltos também foram registrados nas praias da orla da zona sul carioca. Ao menos oito suspeitos detidos no Arpoador e em Ipanema foram conduzidos por PMs à delegacia, segundo a corporação.
O comandante do 23º BPM (Leblon), Coronel Joseli Cândido, que estava em supervisão de policiamento na praia de Ipanema, relatou um tumulto no momento em que policiais conduziam da areia para o calçadão um suspeito de furto na altura do posto 8.
Segundo ele, banhistas contiveram outro suspeito de roubar um cordão na areia. Durante a confusão, banhistas feriram o suspeito, que foi levado para o Hospital Miguel Couto e, posteriormente, para 14ª DP. Testemunhas também compareceram à delegacia.
Em outro caso, um grupo de cerca de 20 menores de idade fez um arrastão na rua Joaquim Nabuco — a via liga Ipanema a Copacabana — e no Arpoador. Em seguida, eles fugiram em direção à Copacabana. houve tumulto e pedestres que estavam na avenida Nossa Senhora de Copacabana gritaram "pega ladrão".
Policiais do 19ª BPM (Copacabana) foram acionados e conseguiram prender um menor e um rapaz de 20 anos, com duas bicicletas roubadas. A ocorrência foi registrada na delegacia de Copacabana. De acordo com a PM, os suspeitos são moradores da Baixada Fluminense.