Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Aterro do Flamengo, Lagoa e Méier ganham reforço no policiamento com investimento de empresários

Operação é parceria entre governo do Estado e Fecomércio

Rio de Janeiro|Do R7

Além de viaturas, operação contará com agentes a pé e de bicicleta
Além de viaturas, operação contará com agentes a pé e de bicicleta Além de viaturas, operação contará com agentes a pé e de bicicleta

O policiamento em áreas que têm altos índices de roubos a pedestres e ciclistas vai ganhar um reforço no Rio a partir desta terça (1). Mais de 400 agentes fazem parte da Operação Segurança Presente, que irá atender o aterro do Flamengo, a lagoa Rodrigo de Freitas — na zona sul — e o Méier, na zona norte. A ação é uma parceria entre o governo do Estado e a Fecomércio-RJ, que disponibilizou recursos no valor de R$ 44 milhões por dois anos para garantir o patrulhamento nas regiões. O projeto poderá chegar a outras áreas como a Barra da Tijuca (zona oeste) e a região da Cinelândia (centro).

A operação contará com a participação de policiais da ativa, da reserva e egressos das Forças Armadas. Vans, viaturas, bicicletas e motocicletas serão utilizadas na ação que terá ainda o apoio da Guarda Municipal, das secretarias municipais de Transportes, de Ordem Pública, de Conservação e de Desenvolvimento Social, além da Comlurb.

Para o presidente da Fecomércio, Orlando Diniz, atores da sociedade, que não são apenas do governo, também devem se importar com a segurança.

— Acreditamos que as instituições civis devem apontar os problemas, mas também participar das soluções. Temos 5.000 bolsas destinadas a familiares de policiais militares e outras 5.000 para famílias de policiais civis. Também daremos esta oportunidade para os civis que vão participar das três operações.

Publicidade

A segurança no aterro do Flamengo será feita por 164 agentes, de segunda a sábado, das 6h às 22h, e aos domingos e feriados, de 7h às 19h, com o apoio de 27 bicicletas, oito motocicletas, quatro viaturas e três vans.

Na lagoa Rodrigo de Freitas, um dos principais pontos turísticos da cidade, a ação contará com 126 agentes equipados com 15 bicicletas, duas motocicletas, quatro viaturas e duas vans. Os policiais e demais integrantes da ação vão atuar diariamente de 6h às 22h, incluindo domingos e feriados.

Publicidade

No Méier, outros 111 agentes trabalharão equipados com três bicicletas, dez motocicletas, três viaturas e três vans. O efetivo vai atuar também de 6h às 22h, incluindo domingos e feriados.

Segundo o capitão Hugo Coque, responsável pela operação no bairro da zona norte, o novo esquema pode diminuir os furtos nas regiões comerciais.

Publicidade

— Temos no Méier um público flutuante muito alto devido ao comércio e acreditamos que nossa atuação trará efetivamente mais tranquilidade aos moradores e visitantes. A principal modalidade de crime na região são os furtos, principalmente nas ruas transversais e paralelas à Dias da Cruz.

As equipes das três operações irão trabalhar em dois turnos de oito horas, usando coletes de identificação nas cores verde (Aterro), laranja (Lagoa) e amarela (Méier).

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.