Beltrame entrega carta de demissão e deve deixar Secretaria de Segurança após o 2º turno
Informação foi confirmada pelo governo do Rio, que ainda não tem nome do substituto
Rio de Janeiro|Do R7
José Mariano Beltrame, secretário de Segurança Pública do Rio, pediu demissão nesta segunda-feira (10). De acordo com o governo do Estado, o secretário deve deixar o cargo após o segundo turno das eleições municipais. A assessoria de imprensa disse que ainda não tem nome para substituir Beltrame, mas, na edição desta terça-feira (11), o jornal O Globo adiantou que quem deve assumir o cargo é Roberto Sá, subsecretário de Planejamento e Integração Operacional da pasta.
A confirmação acontece após o dia violento na comunidade Pavão-Pavãozinho, em Copacabana, zona sul do Rio, que terminou com três suspeitos mortos e três PMs feridos. O confronto aconteceu após a base da UPP (Unidade de Polícia Pacificadora) ser atacada na manhã de ontem.
Há quase dez anos como secretário, Beltrame assumiu a pasta no governo de Sérgio Cabral (PMDB) e ajudou a implantar o projeto das UPPs (Unidade de Polícia Pacificadora). Desde 2008, 38 unidades foram implantadas em comunidades e mais de 9.500 policiais trabalham nessas bases.
O governador licenciado Luiz Fernando Pezão (PMDB), que está hoje em Brasília para reunião de governadores sobre as reformas da Previdência, disse que Beltrame já apresentava cansaço após tanto tempo à frente da pasta.
— Ele vinha assim já há muito tempo, está muito cansado. Dez anos à frente da Secretaria de Segurança não é fácil. Agora eu também não posso impedir que uma pessoa que está há dez anos à frente da pasta continue. Eu me preocupo muito porque ele está cansado.