Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Black blocs vão às ruas para apoiar ativistas contrários ao leilão do pré-sal

Foram programados dois atos contra a licitação do Campo de Libra, na Barra e no centro

Rio de Janeiro|Do R7

Até a tarde de domingo, 6.000 pessoas confirmaram presença nos protestos no perfil do Black Bloc RJ no Facebook
Até a tarde de domingo, 6.000 pessoas confirmaram presença nos protestos no perfil do Black Bloc RJ no Facebook Até a tarde de domingo, 6.000 pessoas confirmaram presença nos protestos no perfil do Black Bloc RJ no Facebook

Manifestantes adeptos ao movimento Black Bloc prometem ir às ruas do Rio nesta segunda-feira (20) para apoiar os ativistas que são contrários ao leilão do pré-sal. Em redes sociais na internet, foram programados protestos para as 10h na Barra da Tijuca, na zona oeste do Rio, em frente ao hotel onde ocorrerá a licitação, e para as 17h, no centro do Rio.

Até a tarde de domingo, mais de 6.000 pessoas já haviam confirmado presença nos atos no perfil do Black Bloc RJ no Facebook. A convocação para o protesto oferece até transporte aos interessados. Segundo consta na página dos black blocs, o Sindicato dos Petroleiros do Rio vai disponibilizar ônibus para levar os manifestantes do centro até a Barra da Tijuca a partir das 7h desta segunda.

Na última terça-feira (15), quase 200 pessoas, grande parte ligada ao Black Bloc, foram levadas para delegacias após o quebra-quebra e o confronto com a polícia no centro do Rio. A maioria dos detidos foi liberada no mesmo dia. A Justiça chegou a decretar a prisão preventiva de 31 integrantes do protesto, mas revogou a decisão na última sexta. Segundo a Seap (Secretaria Estadual de Administração Penitenciária), ainda havia 11 manifestantes presos até a tarde de domingo (20).

Segurança reforçada

Diante da possibilidade dos protestos, a segurança em torno do leilão do pré-sal foi reforçada. Tropas do Exército cercam desde a madrugada deste domingo os arredores do hotel Windsor. Policiais militares e civis terão os efetivos de plantão ampliados na segunda-feira. Pontos de inspeção serão montados em diversas ruas da Barra para evitar a aproximação de manifestantes, sendo que muitas vias terão o fluxo de veículos suspenso. Ao todo, 1.100 homens participarão do esquema de segurança.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.