Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Brilho no céu intriga moradores do RJ na madrugada desta sexta

Segundo associação de observação astrônomica, brilho está relacionado à queda de meteoro

Rio de Janeiro|Do R7

Imagem registrada por câmera da Exoss em São Sebastião (SP) conseguiu flagrar o meteoro que passou sobre o Rio
Imagem registrada por câmera da Exoss em São Sebastião (SP) conseguiu flagrar o meteoro que passou sobre o Rio Imagem registrada por câmera da Exoss em São Sebastião (SP) conseguiu flagrar o meteoro que passou sobre o Rio

Um clarão no céu do Rio de Janeiro, em plena madrugada desta sexta-feira (16), deixou moradores do Estado intrigados. O fenômeno foi registrado por volta da 1h30.

Segundo a organização de observação de meteoros Exoss, cujos associados têm câmeras voltadas para o céu em todo o Brasil, um bólido (um tipo de meteoro) teria cruzado o céu da cidade. Essa espécie de meteoro cruza a atmosfera da Terra com brilho muito intenso e alta velocidade. 

A queda do corpo espacial nesta sexta-feira também pôde ser vista por associados da organização que têm câmeras no Estado de São Paulo.

Segundo um dos integrantes da Exoss, o astrônomo Marcello de Cicco, morador de Petrópolis, região serrana do Rio, o caso desta sexta é de um tipo raro.

Publicidade

— O caso de ontem foi raro por conta do brilho e da energia do meteoro, e também por estar tão próximo ao litoral do Rio. Eu estava sem sono, fui olhar o céu e 'vi que estava amanhecendo'. Na hora, percebi que era um bólido e comecei a entrar em contato com os outros associados.

Segundo Marcello, o bólido que cruzou o céu do Rio teria cerca de 7 kg, considerado um peso grande para meteoros, e atravessou a atmosfera com uma velocidade alta, cerca 50 mil km/h.

Publicidade

Ainda não é possível afirmar com certeza que se trata de um meteoro porque outros dados seriam necessários. Entretanto, para Marcello, a chance de ser de algum outro tipo de fenômeno é pequena.

— Possivelmente é um um meteoro. Pode ser lixo especial, mas tem uma pequena possibilidade.

*Colaborou Victor Sena, do R7 Rio

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.