Câmara discute projeto de investimento da Prefeitura do Rio no BRT
Autorização permite que recursos sejam usados durante período de intervenção de 180 dias
Rio de Janeiro|Rafaela Oliveira, do R7*
A Câmara dos Vereadores discute nesta terça-feira (6) o projeto de lei que permite um investimento da Prefeitura do Rio no BRT. Encaminhado pelo prefeito Eduardo Paes em regime de urgência, a proposta possibilitaria que recursos fossem utilizados durante a intervenção no sistema de transporte.
Paes e a interventora do BRT, Cláudia Secin, estiveram no Centro de Operações com vinte vereadores nesta segunda-feira (5). Na reunião, o diagnóstico dos problemas enfrentados pela população no transporte foi apresentado. De acordo com o relatório, apenas 120 ônibus articulados estão operando, o que representa 40% do total.
A intervenção começou no dia 22 de março e vai até o início de setembro. Com recursos próprios sendo colocados no BRT neste período, a prefeitura buscaria aumentar o número para 241 veículos. Além disso, 15 das 46 estações fechadas seriam recuperadas em uma primeira etapa da intervenção. O restante em uma segunda fase.
Em decorrência da pandemia da covid-19, o faturamento do sistema teve uma queda: uma comparação entre janeiro de 2021 e o mesmo mês do ano passado aponta diminuição em 43%. No primeiro mês deste ano, a arrecadação chegou a R$ 12 milhões, enquanto que em janeiro de 2020 foram R$ 21 milhões.
*Estagiária do R7, sob supervisão de PH Rosa