Cedae retoma tratamento após detectar detergente no Guandu
Tratamento foi interrompido na segunda-feira (3) após empresa detectar detergente na água bruta que chega à Estação de Tratamento do Guandu
Rio de Janeiro|Do R7
A Cedae (Companhia Estadual de Águas e Esgoto) retomou o tratamento e produção de água na ETA (Estação de Tratamento de Água) do Guandu, na Baixada Fluminense, por volta das 9h desta terça-feira (4). A empresa tinha interrompido o tratamento na segunda-feira (3) após detectar um grande volume de detergentes na água bruta que chega à estação de tratamento.
Segundo a empresa, as comportas do canal principal foram abertas após técnicos constatarem que não há risco na operação.
O abastecimento foi retomado de forma gradativa, mas em algumas regiões, o restabelecimento completo pode levar até 72 horas.
Apesar do volume de detergente encontrado, a Cedae diz que a qualidade da água não foi afetada, já que o protocolo de segurança foi acionado e a operação da estação interrompida.
A Agenersa (Agência Reguladora de Energia e Saneamento Básico do Rio de Janeiro) e o Inea (Instituo Estadual do Ambiente) foram informados para iniciarem os procedimentos.
Também nesta manhã, policiais da DDSD (Delegacia de Defesa dos Serviços Delegados) realizaram uma ação conjunta com o Inea na ETA Guandu para acompanhar coleta de amostras de água que vão passar por análises.
Segundo a polícia, conforme o resultado dos testes, poderá ser apurada uma eventual responsabilidade nas alterações das condições de consumo da água na região metropolitana.