Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Com estações sem roletas, VLT terá fiscalização para evitar que passageiros fraudem pagamento

Sistema de Validação Voluntária será fiscalizado; veículo levará até 440 passageiros por viagem

Rio de Janeiro|Do R7

VLT passará por 42 paradas com apenas quatro estações com roletas
VLT passará por 42 paradas com apenas quatro estações com roletas VLT passará por 42 paradas com apenas quatro estações com roletas

Embarcar no VLT (Veículo Leve sobre Trilhos) será mais fácil do que se imagina. Em paradas durante o trajeto, o passageiro terá apenas que validar o embarque em uma máquina na entrada do veículo, sem ter que passar por nenhum tipo de roleta, o que pode facilitar fraudes. De acordo com o subsecretário de projetos estruturantes da Cdurp (Companhia de Desenvolvimento Urbano da Região do Porto Maravilha), Gustavo Guerrante, o Sistema de Validação Voluntária pretende facilitar o acesso da população ao meio de transporte:

— É um sistema que está em implantação. Uma forma mais eficiente que visa melhorar a qualidade do transporte oferecido.

Nas estações, o passageiro poderá validar a entrada antes de entrar na área de embarque. Já nas paradas, a validação será feita na porta do veículo, havendo apenas a máquina onde será colocado o cartão.

Segundo o subsecretário, o VLT poderá receber até 440 passageiros por viagem, o que já é um diferencial frente às 70 pessoas que um ônibus comum transporta. Para embarque e desembarque, haverá de 10 a 15 portas. O objetivo da implantação dessa medida é fazer com que o grande fluxo de pessoas entre com mais rapidez nos carros. Guerrante diz que a fiscalização será a saída para punir quem desejar burlar o sistema.

Publicidade

— Teremos fiscalização nas paradas, e o sistema funcionará como nos outros países em que já existe, como na França e na Suíça. Se houver roletas em todas as portas do VLT, o veículo pode ter que ficar parado por muito mais tempo, prejudicando a rapidez, a eficiência e a funcionalidade que o sistema quer implantar para a população do Rio.

Gustavo afirmou que a implantação total do VLT está prevista para 2016, com a primeira etapa do projeto entregue no primeiro trimestre do mesmo ano. Ele ressaltou que, por obrigatoriedade de contrato, os bilhetes únicos municipais e cariocas serão aceitos pelo sistema. Dentre as 42 paradas, haverá quatro estações que venderão os bilhetes especiais para o VLT: Barcas, Santos Dummont, Central e Rodoviária. Serão seis linhas diferentes.

*Colaborou Roberta Camargo, do R7 Rio

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.