Comandante da PM é baleado em Manguinhos e UPP é incendiada
Traficantes atearam fogo a base; capitão Gabriel de Toledo foi baleado na coxa
Rio de Janeiro|Do R7
Uma intensa troca de tiros na avenida Leopoldo Bulhões, na altura de Manguinhos, zona norte do Rio, no final da tarde desta quinta (20) feriu o comandante da UPP local. O capitão Gabriel de Toledo foi baleado na coxa direita e encaminhado ao Hospital Federal de Bonsucesso. Um outro PM também foi ferido. Contêineres da UPP Mandela foram incendiados.
Em razão do incêndio, a comunidade da Mandela ficou às escuras. A avenida Leopoldo Bulhões foi interditada e o ramal de trens Saracuruna teve a circulação suspensa.
A confusão teria começado durante desapropriação de um imóvel perto da base da UPP. Segundo policiais, o comandante estava lúcido. Não havia informações sobre o estado de saúde dos feridos. O tiroteio assustou moradores. Até as 19h30, não havia confirmação se outros policiais e moradores foram atingidos.
O Centro de Operações da Prefeitura do Rio informou que, às 19h40, estava interditada a avenida Leopoldo Bulhões, em ambos os sentidos, entre a avenida Dom Hélder Câmara e a rua Uranos. Os motoristas que seguem para Bonsucesso devem acessar a avenida Dom Hélder Câmara. Quem segue para Benfica deve utilizar a avenida Brasil.
O governador Sérgio Cabral afirmou, por meio de nota, que essa é "mais uma tentativa da marginalidade de enfraquecer a política vitoriosa da pacificação". Segundo o comunicado, o programa de UPPs será mantido nos locais já ocupados.