Comércio passa a abrir às 10h30 no Rio a partir desta sexta (12)
Horários escalonados das atividades estão entre as novas regras anunciadas pela prefeitura para conter o coronavírus
Rio de Janeiro|Do R7
A partir desta sexta-feira (12), começam a valer as novas medidas restritivas anunciadas pela prefeitura do Rio para conter o avanço do coronavírus na capital fluminense, onde mais de 90% dos leitos de UTI (Unidade de Tratamento Intensivo) estão ocupados. Entre as principais mudanças estão os horários de funcionamento das atividades no município.
O decreto municipal é valido até o dia 22. Segundo a prefeitura, os horários escalonados têm como objetivo distribuir o fluxo diário de passageiros nos transportes públicos e, assim, evitar as aglomerações. O setor de serviços poderá funcionar de 8h às 17h; a administração pública de 9h às 19h; e o comércio em geral, de 10h30 às 21h.
Os estabelecimentos dentro de shoppings e centros comerciais devem seguir, obrigatoriamente, o horário estipulado para a natureza da atividade.
Bares, restaurantes e quiosques
Bares, lanchonetes e restaurantes tiveram horário de funcionamento ampliado e podem atender o público até as 21h.
Depois deste horário, é permitida a entrega em domicílio e a entrega rápida com retirada no estabelecimento.
Já o serviço nas praias e na orla marítima, inclusive comércio ambulante fixo e itinerante podem funcionar até 17h. Todas as atividades econômicas com atendimento presencial deverão respeitar a lotação máxima de 40%.
Proibições
Ainda é proibida a permanência de pessoas em vias públicas das 23h às 5h. Os eventos e as festas em áreas públicas e particulares, incluindo rodas de samba, também não são permitidos, assim como o funcionamento de boates e casas de espetáculos.
Outra novidade é a proibição de exposição à venda ou comercialização de bebidas alcoólicas em bancas de jornais e revistas.