Logo R7.com
Logo do PlayPlus

Complexo da Maré, no Rio, é ocupado sem nenhum tiro

Na comunidade, vivem 130 mil pessoas; buscas por armas e drogas devem durar vários dias

Rio de Janeiro|Do R7

Policiais Militares, com apoio das forças federais, ocupam, na madrugada deste domingo, o Complexo da Maré
Policiais Militares, com apoio das forças federais, ocupam, na madrugada deste domingo, o Complexo da Maré

Cerca de 1.200 policiais, com o apoio da Marinha, ocuparam neste domingo (30) o Complexo da Maré, um grupo de 15 favelas considerado o mais perigoso do Rio de Janeiro, sem efetuar nenhum disparo até o momento. A operação, começou às 5h da manhã com a entrada de 21 blindados da Marinha à frente das tropas e foi encerrada às 7h. Os policiais ocuparam paulatinamente a comunidade, onde vivem cerca de 130 mil pessoas, em pouco mais de duas horas, mas a busca por armas e drogas ainda deve durar vários dias.

A ocupação da Maré foi preparada nas últimas semanas com a presença constante de policiais nos acessos do Complexo e com operações em outras favelas de Rio. Nos últimos oito dias foram detidas 57 pessoas nestas operações, embora hoje, durante a ocupação, a polícia não tenha encontrado resistência.

O governo do Rio de Janeiro solicitou ajuda ao governo federal para ocupar o Complexo depois de nas últimas semanas ter acontecido uma onda de ataques a policiais, que a polícia acredita ter sido ordenada pelos líderes do tráfico de drogas que se entrincheiraram no bairro.

Bope usará óculos com câmeras na ocupação do Complexo da Maré


Bope ocupa Maré às vésperas da chegada das forças federais ao Rio

A presidente Dilma Rousseff assinou na sexta-feira (28) um decreto dando poderes de polícia ao exército, que será enviado ao Rio nos próximos dias para colaborar no controle da Maré. O decreto prevê que o exército permaneça até dia 31 de julho, duas semanas depois da final da Copa do Mundo, mas deixa aberta a possibilidade de estender a operação mais tempo.


O Complexo da Maré é considerado o principal centro de distribuição de drogas do Rio de Janeiro por sua localização estratégica, entre a baía de Guanabara e as duas principais estradas de acesso ao Rio, a avenida Brasil e a Linha Vermelha. 

Forças Armadas e Força Nacional ocuparão Maré por tempo indeterminado, anuncia ministro

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.