Logo R7.com
Logo do PlayPlus

Complexo da Maré recebe UPP no começo de 2014, diz Cabral

Declaração do governador foi feita após ocupação do conjunto de favelas do Lins

Rio de Janeiro|Do R7

Mais de mil homens ocuparam o Lins na manhã deste domingo (6)
Mais de mil homens ocuparam o Lins na manhã deste domingo (6) GUSTAVO OLIVEIRA/ESTADÃO CONTEÚDO

O governador Sérgio Cabral disse neste domingo (6) que o Complexo da Maré, na zona norte do Rio, deve ser ocupado por forças de segurança no próximo ano. O conjunto de favelas deve ganhar uma UPP (Unidade de Polícia Pacificadora) nos primeiros meses de 2014, quando a capital fluminense sediará jogos da Copa do Mundo, segundo declarou Cabral apósa ocupação do Complexo do Lins, também na zona norte.

Segundo ele, as 12 favelas ocupadas neste domingo receberão R$ 500 milhões em investimentos do PAC (Programa de Aceleração de Crescimento), do governo federal, que serão voltados a intervenções urbanísticas, de habitação e infraestrutura.

Ocupação do Lins

As forças de segurança entraram no Lins pouco antes das 6h deste domingo. Não houve resistência à ocupação. A 35ª e 36ª UPPs (Unidades de Polícia Pacificadora) começam a funcionar neste domingo, segundo a Secretaria de Segurança Pública do Rio. A bandeira do Brasil foi hasteada no complexo por volta das 10h — um símbolo de que o território foi retomado pelo Estado.


Ao todo, 1.110 policiais participam da ocupação das 12 favelas. Participam 370 homens do Bope (Batalhão de Operações Policiais Especiais), BPChoque (Batalhão de Choque), BAC (Batalhão de Ações com Cães) e policiais da Corregedoria Interna da PM. Cem homens da Core (Coordenadoria de Recursos Especiais) e delegacias especializadas, 340 agentes e peritos da Civil e 180 militares do Corpo de Fuzileiros Navais da Marinha, com 14 blindados.

De acordo com o Instituto Pereira Passos (com base no censo do IBGE de 2010), 15.099 pessoas vivem no Complexo do Lins, que compreende as comunidades Cachoeirinha, Cotia, Bacia, Encontro, Amor, Cachoeira Grande, Nossa Senhora da Guia, Dona Francisca/Árvore Seca, Barro Preto, Barro Vermelho, Vila Cabuçu e Santa Terezinha. Além do Camarista Méier, onde há cerca de 4.850 moradores.


A secretaria pede que moradores denunciem criminosos e esconderijos de drogas e armas. Os moradores podem ligar para o Disque-Denúncia, (21) 2253-1177, para o 190 da PM, BPCHoque (21) 2332-8486 ou Bope (21) 2334-3983. Eventuais problemas de conduta dos policiais podem ser informados à Ouvidoria da Polícia, (21) 3399-1199 ou ouvidoriadapolicia@proderj.rj.gov.br, à Corregedoria da Polícia Militar, (21) 2332-2341.

Assista à reportagem:

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.