Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Corpo do cinegrafista Santiago Andrade é cremado nesta quinta

Corpo será velado em cerimônia aberta das 7h às 11h no Memorial do Carmo

Rio de Janeiro|Do R7

O corpo de Santiago será cremado no Memorial do Carmo, na zona portuária
O corpo de Santiago será cremado no Memorial do Carmo, na zona portuária O corpo de Santiago será cremado no Memorial do Carmo, na zona portuária

O corpo do cinegrafista Santiago Andrade será velado em cerimônia aberta nesta quinta-feira (13) das 7h às 11h no Cemitério Memorial do Carmo, no Caju, na zona portuária do Rio. O repórter cinematográfico morreu na segunda-feira (10) devido a complicações após ser atingido por um rojão em uma manifestação contra o aumento do preço das passagens de ônibus na última quinta-feira (6).

Das 11h ao 12h, a cerimônia será apenas para familiares e amigos próximos. Ao término desta, o corpo de Santiago será cremado. Durante a semana, a família autorizou a doação de órgãos do câmera.

Na segunda-feira, horas após a morte cerebral, a filha de Santiago, a também jornalista Vanessa Andrade, emocionou ao divulgar uma carta aberta de agradecimento ao pai. A jovem não demonstrou rancor, apenas lembrou com carinho dos momentos que passou com o pai.

Leia a carta na íntegra:

Publicidade

“Meu nome é Vanessa Andrade, tenho 29 anos e acabo de perder meu pai. Quando decidi ser jornalista, aos 16, ele quase caiu duro. Disse que era profissão ingrata, salário baixo e muita ralação. Mas eu expliquei: vou usar seu sobrenome. Ele riu e disse: então pode!

Quando fiz minha primeira tatuagem, aos 15, achei que ele ia surtar. Mas ele olhou e disse: caramba, filha. Quero fazer também. E me deu de presente meu nome no antebraço.

Publicidade

Quando casei, ele ficou tão bêbado, que na hora de eu me despedir pra seguir em lua de mel, ele vomitava e me abraçava ao mesmo tempo.

Me ensinou muitos valores. A gente que vem de família humilde precisa provar duas vezes a que veio. Me deixou a vida toda em escola pública porque preferiu trabalhar mais para me pagar a faculdade. Ali o sonho dele se realizava. E o meu começava.

Publicidade

Esta noite eu passei no hospital me despedindo. Só eu e ele. Deitada em seu ombro, tivemos tempo de conversar sobre muitos assuntos, pedi perdão pelas minhas falhas e prometi seguir de cabeça erguida e cuidar da minha mãe e meus avós. Ele estava quentinho e sereno. Éramos só nós dois, pai e filha, na despedida mais linda que eu poderia ter. E ele também se despediu.

Sei que ele está bem. Claro que está. E eu sou a continuação da vida dele. Um dia meus futuros filhos saberão quem foi Santiago Andrade, o avô deles. Mas eu, somente eu, saberei o orgulho de ter o nome dele na minha identidade.

Obrigada, meu Deus. Porque tive a chance de amar e ser amada. Tive todas as alegrias e tristezas de pai e filha. Eu tive um pai. E ele teve uma filha.

Obrigada a todos. Ele também agradece."

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.