Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Crime da Lagoa: novos depoimentos inocentam 1º menor suspeito, diz defesa

Advogados pretendem entrar na Justiça com pedido de liberdade do adolescente

Rio de Janeiro|Do R7

Médico foi morto após ser esfaqueado na Lagoa, zona sul do Rio
Médico foi morto após ser esfaqueado na Lagoa, zona sul do Rio Médico foi morto após ser esfaqueado na Lagoa, zona sul do Rio

Os três menores de idade apontados pela polícia como suspeitos de envolvimento na morte do médico Jaime Gold, na Lagoa Rodrigo de Freitas, zona sul do Rio de Janeiro, prestaram novos depoimentos à Justiça nesta segunda-feira (8). Segundo o advogado Djefferson Amadeus, que representa o primeiro menor apreendido, as novas oitivas inocentam o adolescente de 16 anos, que nega o crime.

— O resultado dos depoimentos foi melhor do que nós esperávamos e confirmaram de modo categórico o que a defesa vinha dizendo desde o início.

De acordo com Amadeus, o primeiro adolescente apreendido não participou da morte do médico. Segundo ele, o garoto estava em sua casa, na comunidade de Manguinhos, zona sul do Rio. Segundo o advogado, diversas testemunhas, que também serão ouvidas pela Justiça no dia 17 deste mês, confirmam a versão.

Os advogados pretendem entrar na Justiça com pedido de liberdade do adolescente, que está apreendido em unidade do Degase (Departamento Geral de Ações Socioeducativas). Ainda segundo Amadeus, se o recurso for aceito, a defesa entrará com uma ação indenizatória contra o Estado.

Publicidade

— Não há duvidas de que houve um erro (...) Depois dos depoimentos de hoje, não há nada que ligue o menor aos fatos.

Os três menores suspeitos de envolvimento no crime participaram nesta segunda de audiência de apresentação no Fórum Regional da Leopoldina. O processo corre em segredo de justiça. Os advogados e a Defensoria Pública têm prazo de três dias para apresentar a defesa dos menores por escrito. 

Publicidade

Segundo a juíza em exercício na Vara da Infância e da Juventude da Capital, Michelle de Gouvêa Pestana Sampaio, no dia 17 deste mês, os três adolescentes participarão de uma audiência de instrução para produção de provas, na qual estarão presentes testemunhas de defesa e representantes do Ministério Público. Os menores permanecem sob os cuidados do Degase.

Entenda o caso

Publicidade

O médico Jaime Gold, de 57 anos, foi esfaqueado quando pedalava na Lagoa Rodrigo de Freitas, na zona sul do Rio, no dia 19 de maio. Segundo testemunhas, o médico foi atacado por dois menores, que roubaram a bicicleta dele. A vítima chegou a ser socorrida, mas não resistiu aos ferimentos. 

Após o crime, um adolescente de 16 anos foi apreendido e apontado pela policia como o autor do crime. No entanto, ele negou participação no caso em depoimento à Justiça.

No último dia 28, outro adolescente, de 15 anos, também foi apreendido. O segundo jovem teria admitido que participou da ação, mas atribuiu o crime ao primeiro menor apreendido.Na ocasião, a delegada da Divisão de Homicídios Patrícia Aguiar reiterou que o autor do crime foi o primeiro menor apreendido pela Polícia Civil. De acordo com ela, o segundo menor foi responsável por jogar a arma do crime no Rio Maracanã, na zona norte do Rio.

A reviravolta no caso teve início no dia 2 deste mês, quando um terceiro menor se entregou à policia do Rio e assumiu participação na morte de Jaime Gold.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.