Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Deputados da Alerj pedem que MP investigue Sérgio Cabral por uso particular de helicóptero do Estado

Governador transportaria família e cachorro em aeronave, diz revista

Rio de Janeiro|Do R7

Juquinha — o cão de estimação da família — também costuma ir de helicóptero para a casa de praia de Cabral, diz revista
Juquinha — o cão de estimação da família — também costuma ir de helicóptero para a casa de praia de Cabral, diz revista Juquinha — o cão de estimação da família — também costuma ir de helicóptero para a casa de praia de Cabral, diz revista

Deputados da Alerj (Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro) entraram nesta segunda-feira (8) com três ações concretas para cobrar investigação de que a aeronave do Estado tenha sido usada para uso pessoal do governador Sérgio Cabral.

A denúncia foi feita depois de um piloto, que não quis se identificar, revelar à revista Veja, em reportagem do último sábado (6), que o governador utilizaria um helicóptero modelo Agusta AW109 Grand New, comprado por R$ 15 milhões em 2011, para levar a mulher, as duas filhas, duas babás e até Juquinha — o cão de estimação da família — do Rio de Janeiro para a casa de praia em Mangaratiba, na mesorregião metropolitana.

As ações foram movidas pelo deputado estadual Marcelo Freixo (PSOL), em conjunto com Paulo Ramos (PDT) e Luiz Paulo (PSDB) e se constituem em três etapas. A primeira, protocolada pela presidência da Alerj, denuncia crime de responsabilidade, por quebra de decoro. A segunda visa que o crime de improbidade administrativa seja investigado pelo Ministério Público Estadual. Já na terceira, os deputados querem que o Ministério Público Federal investigue o crime de peculato.

Com as ações, o deputado Marcelo Freixo espera uma explicação o mais breve possível de Cabral, que também utilizaria a aeronave para ir de casa ao Palácio Laranjeiras, em dias úteis.

Publicidade

— Esperamos uma resposta imediata, pois é inaceitável essa situação de tamanho desrespeito com o bem público. São gravíssimas as denúncias, o governador está dizendo que ele tem direito de utilizar o helicóptero em uma distância de 10 km todos os dias, da Lagoa para Laranjeiras, o que é inaceitável. Além disso, ele faz com que sua família, cachorro, babás utilizem de um helicóptero, um bem público, para lazer.

Os deputados também devem entrar com um pedido de uma instalação de CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito) em agosto, quando a Alerj voltar de recesso, para investigar a conduta do governador também em outras denúncias.

Publicidade

A denúncia da Veja foi feita depois de outras em relação ao uso indevido de aviões da FAB (Força Aérea Brasileira) pelos presidentes da Câmara e do Senado e por um ministro de Estado. O piloto afirmou à publicação que a aeronave do Estado parte toda sexta-feira com a mulher, as filhas, as babás e o cachorro de Cabral para Mangaratiba e retorna ao Rio de Janeiro no mesmo dia. Depois, no sábado, leva apenas o governador. No domingo, o helicóptero faz duas viagens: a primeira traz a família de Cabral e a segunda, as babás. 

Segundo a assessoria de Sérgio Cabral, todos os governadores de Estado dispõem de frota de helicópteros, sendo que alguns governadores dispõem de frota de aviões - o que não é o caso do Rio de Janeiro.

Além disso, Cabral disse que está sendo vítima de perseguição e nega que haja uso de helicópteros do Estado para transporte de amigos e de prestadores de serviços. Segundo o governador, os deslocamentos dele para a casa fora da capital são feitos legalmente e da mesma forma que mais governadores de outros Estados se deslocam, também legalmente, para as suas residências fora da capital. 

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.