Logo R7.com
Logo do PlayPlus

Eleições 2016: esquema de segurança contará com 6.500 agentes das Forças Armadas em 11 cidades do RJ

Forças Armadas vão atuar na proteção e apoio logístico nos dias 1 e 2 de outubro

Rio de Janeiro|Do R7

O esquema de segurança para as eleições no Estado do Rio de Janeiro contará com cerca de 6.500 militares do Exército, Marinha e Aeronáutica. O efetivo vai atuar em 11 cidades durante todo o final de semana (1º e 2 de outubro) para garantir a proteção na votação e na apuração das urnas, além de cooperar com o apoio logístico. O Rio é o único Estado que contará com a presença das Forças Armadas no Sudeste.

Segundo o Ministério da Justiça, agentes da Força Nacional que atuaram durante as Olimpíadas também participarão do esquema de segurança nas eleições. A pasta não informou, contudo, o total do efetivo a ser adotado. Eles trabalharão dando suporte à Polícia Militar do Rio de Janeiro.

O TSE (Tribunal Superior Eleitoral) aceitou o pedido do TRE (Tribunal Regional Eleitoral) e concedeu ao Estado do Rio um reforço na segurança nestas eleições municipais, que acontecem no próximo domingo (1º). Os 11 municípios que receberão os militares são Rio de Janeiro, Duque de Caxias, Nova Iguaçu, São João do Meriti, São Gonçalo, Belford Roxo, Campos, Macaé, Magé, Queimados e Japeri.

Em todo o Brasil, cerca de 25 mil militares vão atuar no 1º turno das eleições municipais em 2016. Por meio de solicitação do TSE ao Ministério da Defesa, o efetivo será empregado em aproximadamente 409 localidades de 14 Estados brasileiros.


Além da segurança na apuração e votação, as Forças Armadas vão cooperar com o apoio logístico para o transporte de material e pessoal, como as urnas e funcionários dos tribunais eleitorais. Serão utilizados 1.243 viaturas, 4 blindados, 89 embarcações e 26 aeronaves da Marinha, do Exército e da Aeronáutica.

Outros 3.000 militares estarão de prontidão, caso sejam acionados. O custo estimado da operação, a cargo do TSE, é de R$ 23 milhões. As localidades e o período de atuação dos agentes são definidos de acordo com a requisição do Tribunal.


O número de municípios atendidos e do efetivo pode aumentar, conforme novas solicitações do TSE. Caso não haja alteração nos pedidos, os Estados que receberão apoio são Acre, Alagoas, Amapá, Amazonas, Pará, Rio Grande do Norte, Tocantins, Rio de Janeiro, Paraíba, Maranhão, Sergipe, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Roraima.

O presidente Michel Temer assinou decreto, no dia 23 de agosto, para autorizar a atuação das Forças Armadas na segurança das cidades brasileiras durante as eleições.

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.