Explosão no Rio: sobe para 54 número de imóveis interditados e 13 pessoas são ouvidas pela polícia
Explosão destruiu restaurante, farmácia e vila em São Cristóvão nesta madrugada
Rio de Janeiro|Do R7
Subiu para 54 o número de imóveis atingidos pela explosão que aconteceu na madrugada desta segunda (19) em São Cristóvão, na zona norte do Rio. Oito pessoas ficaram feridas e sete foram levadas para o hospital Souza Aguiar, mas foram liberadas ao longo do dia.
A explosão destruiu uma farmácia, parte de uma vila residencial e uma pizzaria — ao todo 13 imóveis tiveram problemas estruturais. Segundo a Prefeitura do Rio, alguns já haviam sido demolidos por volta das 18h50 desta segunda. Mas 41 estão interditados por risco de queda de forros e outros materiais.
A principal hipótese para a explosão é o vazamento de gás de botijão. O dono da pizzaria admitiu que fazia uso desse tipo de gás, mas os bombeiros também recolheram botijões no local onde havia quitinetes.
Segundo a SMDS (Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social), 41 moradores ficaram fora de casa por conta da explosão. Apenas um aceitou ser acolhida na rede de proteção da Prefeitura do Rio.
A Polícia Civil instaurou um inquérito para apurar o caso e a perícia está sendo realizada. Nesta tarde, 13 pessoas foram ouvidas. Testemunhas, vítimas da explosão e donos dos estabelecimentos comerciais prestaram depoimentos na delegacia de São Cristóvão (17ª DP). Imagens de câmera de segurança poderão ajudar nas investigações.
O comerciante Valdecir Araújo afirma que a companheira dele havia reclamado dos botijões de gás da pizzaria neste domingo (18). Mas, segundo ele, o dono do estabelecimento "não ouvia ninguém". A companheira de Valdecir ficou uma hora e meia sob os escombros da explosão que destruiu 14 imóveis em São Cristóvão, na zona norte do Rio, junto com a filha do casal, que foi a última vítima a ser liberada.
Valdecir conta que logo após a explosão, tentou tirar a mulher e a filha dos escombros.
— Eu saí, aí tentei tirar minha filha e minha esposa, mas não consegui. Só abri um buraquinho pra elas respirarem. Só saíram quando os bombeiros chegaram.
Dilma se solidariza
A presidente Dilma Rousseff se solidarizou com as vítimas da explosão.
“Foi com grande tristeza que recebi a notícia da explosão ocorrida na madrugada de hoje, no bairro de São Cristóvão, no Rio de Janeiro. Transmito minha solidariedade aos feridos e às dezenas de famílias afetadas pela explosão”, afirmou a presidente, por meio de nota.