Explosões em bueiros: Procon autua Light e Ceg, que podem sofrer multa de R$ 9 milhões
Neste fim de semana, 8 pessoas ficaram feridas enquanto Light fazia manutenção na Lapa
Rio de Janeiro|Do R7
A concessionária de energia Light e a de gás Ceg foram notificadas pelo Procon nesta segunda-feira (26) devido as três casos de explosões de bueiros no Rio desde a semana passada. Na autuação, o Procon argumenta que as falhas na segurança na prestação do serviço ocorrem há muito tempo e vêm colocando inúmeros consumidores em risco.
As duas ocorrências que envolveram a Ceg aconteceram na última quinta-feira (22). Por volta das 9 horas, um bueiro da CEG começou a pegar fogo. As labaredas, que chegaram a dois metros de altura, e a fumaça assustaram quem passava pelo local, mas ninguém se feriu.
Funcionários da CEG foram ao local e, enquanto faziam obras para corrigir o problema que causou o incêndio, atingiram um cabo da Light, provocando uma explosão. Dois funcionários da CEG tiveram queimaduras, e um terceiro torceu o pé.
Já no último sábado, oito pessoas ficaram feridas após a explosão de um bueiro na Lapa, região central. Segundo a Light, concessionária responsável pelos bueiros, funcionários da empresa estavam fazendo manutenção em uma caixa subterrânea quando o problema aconteceu.
As empresas tem 15 dias úteis para apresentar a defesa. Caso o prazo não seja cumprido ou os argumentos não sejam aceitos pelo setor jurídico do Procon Estadual, a concessionária será multada. O valor máximo, previsto pelo Código de Defesa do Consumidor, pode chegar à R$ 9 milhões.