Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Governo do RJ anuncia uso de drones para fiscalizar ferrovias

Pelo 4º dia consecutivo circulação de trens do ramal Japeri foi prejudicada pelo roubo de cabos nas estações

Rio de Janeiro|Rafael Nascimento, do R7*, com Aline Pacheco, da Record TV Rio

Passageiros aguardam volta da circulação de trens na estação de Madureira
Passageiros aguardam volta da circulação de trens na estação de Madureira Passageiros aguardam volta da circulação de trens na estação de Madureira

O Governo do Estado do Rio de Janeiro criou, nesta última quarta-feira (1º), uma Força-Tarefa formada por representantes das Secretarias de Transportes, da Polícia Civil, da Polícia Militar e da Casa Civil, para coibir a atuação de grupos criminosos na malha ferroviária fluminense. Ao todo, 200 policiais militares atuam no reforço da segurança e haverá, ainda, patrulhamento aéreo com o uso de drones com infravermelho durante a noite.

O objetivo é evitar ações de vandalismo, como furtos de cabos e equipamentos nas estações da SuperVia, empresa responsável pela circulação de trens. A operação começou na noite de quarta (1º) e implementou policiamento ostensivo nas estações de trem e seus entornos. 

Na quarta (1º) representantes da Secretaria de Transportes e técnicos da SuperVia realizaram uma vistoria no ramal Japeri. Com o levantamento, a Secretaria planeja a melhoria da infraestrutura ferroviária, como o reparo e a construção de muros e passarelas.

O efetivo triplicado da Polícia Militar vai patrulhar os 270 quilômetros da malha ferroviária do Estado, ruas do entorno, locais próximos a recicladoras e ferros-velhos para combater a compra e venda de materiais furtados.

Publicidade

Roubo de cabos

Nesta quinta-feira (2) os trens do ramal Japeri operaram, pelo quarto dia consecutivo, com irregularidade entre os intervalos de viagem. Em nota, a SuperVia informou que às 9h a circulação no ramal foi normalizada.

Publicidade

A empresa justifica a instabilidade devido à necessidade de aumento da distância entre os trens por medida de segurança, já que o controle das composições vendo sendo feito via rádio e não de forma automática, ou seja, os maquinistas aguardam ordem de circulação.

A SuperVia realizou viagens extras, partindo de estações estratégicas, para atender os clientes do ramal. Os usuários foram informados sobre a situação por meio dos canais de comunicação da concessionária.

Publicidade

Operação “Caminho de Cobre”

Há dois meses, foi deflagrada a operação “Caminho do Cobre” que mapeia todo o processo entre a compra e venda dos materiais roubados. Ao todo, a ação cumpriu cinco mandados de busca e apreensão expedidos pela Justiça. Cinco empresas de reciclagem foram interditadas, oito pessoas foram presas em flagrante e 20 conduzidas à Delegacia de Roubos e Furtos para esclarecimentos.

Os agentes também apreenderam toneladas de cabos de telefonia e de internet, trilhos de trem e outros materiais da SuperVia, baterias estacionárias, placas e R$ 200 mil em dinheiro.

*Estagiário do R7 sob supervisão de Celso Fonseca

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.