Guerra entre facções: mais de 3.500 alunos da rede municipal ficam sem aulas nesta segunda
Universidades e colégio da Uerj também ficaram sem aulas no Rio Comprido
Rio de Janeiro|Do R7

A guerra de facções que assustou moradores e provocou tiroteios no fim de semana, no Morro do Turano, zona norte do Rio, deixou escolas e universidades sem aula nesta segunda-feira (12). Segundo a Secretaria Municipal de Educação, mais de 3.500 alunos ficaram sem estudar hoje por conta dos confrontos do fim de semana. Só no turno da manhã, cerca de 2.000 estudantes tiveram as aulas suspensas. À tarde, mais 1.541 alunos de quatro escolas e duas creches na região de Rio Comprido, Turano e Chacrinha não puderam estudar. A pasta estadual informou que o Colégio Estadual Herbert de Souza também não funcionou e só retomará as atividades nesta terça-feira (13). As universidades Unicarioca e Estácio de Sá, e o CAP-Uerj (Colégio de Aplicação da Universidade Estadual do Rio de Janeiro), todos no Rio Comprido, também anunciaram que ficariam fechados nesta manhã.
De acordo com a UPP (Unidade de Polícia Pacificadora) Turano, no domingo (11) foram registrados confrontos entre facções rivais em diferentes pontos da comunidade. O policiamento foi reforçado pelo Bope (Batalhão de Operações Especiais), do Choque e do Grupamento de Intervenções Táticas das UPPs, além de outras UPPs e batalhões da área.
Na tarde de ontem, durante varredura na comunidade, PMs da UPP impediram a passagem de criminosos que tentavam fugir para o morro de São Carlos, no Estácio, pela avenida Paulo de Frontin. Houve confronto próximo ao acesso ao túnel Rebouças.
Na ação, um suspeito foi baleado e acabou morrendo no hospital Souza Aguiar, no centro. Dois fuzis foram apreendidos com ele. Outras duas pessoas que passavam pela via, que foram identificadas com um casal de mineiros, também foram baleadas e levadas para o hospital. Não há informações sobre o estado de saúde deles.
Segundo a UPP, em outro ponto, equipes do batalhão de São Cristóvão prenderam um homem suspeito de render o segurança de uma empresa. Ele estava com uma pistola, carregadores e rádio transmissor.
O caso foi encaminhado para a DH (Divisão de Homicídios da Capital). Não há registro de outros tiroteios nesta segunda-feira.















