Implosão da Perimetral terá esquema especial de trânsito e segurança a partir de sábado
Moradores da região vão ter que deixar as casas antes da operação
Rio de Janeiro|Do R7

No próximo domingo (24) será realizada a implosão do primeiro trecho do elevado da Perimetral, entre a avenida Professor Pereira Reis e a rua Silvino Montenegro. A derrubada será às 7h e, para isso, a prefeitura montou um esquema de trânsito e segurança para evitar transtornos que começará a partir do sábado (23).
Mais de 500 profissionais vão atuar no local para garantir a segurança. A concessionária Porto Novo, responsável pelas obras de revitalização da zona portuária, instalou 12 sismógrafos em prédios para monitorar efeitos da detonação e 50 câmaras que vão ajudar na avaliação dos impactos da área.
Os bloqueios no trânsito começam a partir das 23h de sábado. As principais interdições serão no viaduto do Gasômetro, na avenida Rodrigues Alves e na via Binário do Porto.Veja as vias bloqueadas para a implosão.
A Defesa Civil vai coordenar a operação, e vai inspecionar e isolar a área. Cerca de 30 técnicos vão ficar na região para garantir a segurança dos moradores do entorno e das pessoas que circularem pelo local.
Os moradores foram orientados a deixarem os imóveis que ficam a menos de 150 metros da área da implosão, considerada de segurança máxima. De acordo com a Secretaria de Transportes, cerca de 130 pessoas vão ser deslocadas de suas casas antes da detonação. Cerca de 70 moradores serão deslocados para o clube dos portuários.
A operação de remoção dos moradores começa a partir das 5h de domingo e deve ser concluída até às 6h.
As principais recomendações para os moradores são: fechar portas e janelas, desligar a chave geral de energia da residência, fechar o registro do botijão de gás e levar os animais de estimação. Não serão permitidos veículos estacionados nas ruas bloqueadas, somente dentro de garagens.
Segundo a prefeitura, sinais sonoros serão acionados para alertar a população local sobre os preparativos e o início da implosão. As sirenes vão soar em cinco momentos distintos: 6h30 - 1º toque das sirenes (varredura e checagem dos procedimentos operacionais); 6h50 - 2º toque das sirenes (última checagem dos procedimentos operacionais); 6h59 - 3º toque (contagem regressiva e detonação); 7h15 - 4º toque (liberação da área).
A recomendação é que os moradores fiquem atentos às sirenes e só voltem para as residências após a liberação da área. Em casos de dúvidas, os residentes da região podem entrar em contato com a Defesa Civil pelo número 199.















