Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Jovem grava últimos momentos antes de ser morto; 8 policiais e um tenente são afastados

No gravação, é possível ouvir os tiros e o momento que os jovens se assustaram

Rio de Janeiro|Do R7

Jovens foram baleados quando brincavam em rua de Honório Gurgel, zona do Rio
Jovens foram baleados quando brincavam em rua de Honório Gurgel, zona do Rio Jovens foram baleados quando brincavam em rua de Honório Gurgel, zona do Rio

O jovem Alan de Souza, que morreu no último sábado (21) após ser baleado por policiais em Honório Gurgel, zona norte do Rio, registrou com o celular seus últimos minutos de vida. No começo do vídeo, Allan e dois amigos aparecem brincando. Na gravação, os garotos correm e tiros são ouvidos. Na sequência, eles agonizam, após serem atingidos, e a voz de um homem que seria policial é ouvida (veja o vídeo abaixo). Nove policiais militares foram afastados de suas funções e serão indiciados por homicídio, tentativa de homicídio e fraude processual.

Em um dos momentos do vídeo, um dos meninos fala: “Tá brilhando igual tampa de marmita. Filma aqui”. Depois de um minuto de gravação, é possível ouvir tiros e ver que os jovens se assustaram e saíram correndo. É quando o telefone que estava na mão de Alan cai no chão e a gravação não é interrompida. 

— Pai do céu me ajuda.

Logo depois, um dos jovens explica a um homem, que segundo testemunhas seria policial, por que eles correram durante o tiroteio.

Publicidade

O jovem Chauan Jambre Cezário que também foi atingido no tiroteio ficou com um projétil no corpo, mas passa bem. Segundo testemunhas, no momento em que os jovens foram atingidos, os militares justificaram a ação afirmando que eles entraram no meio da troca de tiros com os bandidos.

Em nota, divulgada no sábado, a polícia informou que os jovens foram baleados durante um confronto com PMs. Uma pistola e um revólver foram apreendidos. Na nota, também foi informado que a vítima que sobreviveu foi autuada por porte ilegal de armas e resistências.

Publicidade

O caso está sendo investigado pela delegacia de Marechal Hermes (30ª DP). A polícia aguarda que o projétil que está no corpo da testemunha seja retirado para fazer confronto balístico. Uma cópia do vídeo está sendo usada na investigação, e a polícia procura câmeras de segurança na região para saber o que de fato aconteceu.

Os investigadores vão ouvir testemunhas e aguardam resultado do exame feito nas armas dos policiais. Segundo a delegada Adriana Belém, o vídeo já é conclusivo para provar que os jovens não estavam com as armas que os policiais militares entregaram na delegacia. Ainda segundo a delegada, nos próximos dias, uma reprodução simulada será realizada.

Publicidade

Policiais afastados

Oito policiais e um tenente do Batalhão de Rocha Miranda (9º BPM) foram afastados nesta quinta-feira (26). Segundo a polícia, ao analisar as imagens, o comandante da Polícia Militar, coronel Alberto Pinheiro Neto, abriu um averiguação sumária, afastou os policiais envolvidos, e determinou a abertura imediata de um Inquérito Policial Militar a cargo da Corregedoria da PM.

Segundo a delegada Adriana Belém, os policiais vão ser indiciados pelos crimes de homicídio, tentativa de homicídio e fraude processual.

Assista ao vídeo: 

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.