Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Manifestantes invadem plenária da Alerj durante votação de lei orçamentária do Rio

Seguranças usaram spray de pimenta para conter grupo de manifestantes

Rio de Janeiro|Da Rede Record

Manifestantes de três categorias protestaram na porta da Alerj
Manifestantes de três categorias protestaram na porta da Alerj Manifestantes de três categorias protestaram na porta da Alerj

Um grupo de manifestantes invadiu a plenária da Alerj (Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro) durante a votação da lei orçamentária do Estado para 2016, nesta segunda-feira (21). O grupo seria de servidores que protestavam do lado de fora da assembleia. Seguranças da casa chegaram a usar spray de pimenta para conter o grupo.

No início da tarde, servidores da saúde, segurança e educação do Estado protestavam na porta da Alerj durante a votação do orçamento para o próximo ano. Representantes das categorias faziam apelo para que na haja cortes nestas pastas.

A coordenadora do Sepe (Sindicato Estadual de Profissionais da Educação), Marta Moraes, informou que o objetivo do ato era também pedir para que não haja mais parcelamentos nos salários dos servidores.

—Cobrar que não aceitaremos parcelamento de salários em 2016, e cobrar que não aceitaremos também que não recebamos nosso 13º.

Publicidade

Em novembro, o governo do RJ parcelou em duas vezes o pagamento dos servidores que recebem mais de R$ 2.000, e apenas a primeira parcela do 13º salário foi paga. Para compensar o atraso no pagamento da segunda parte, o Estado fez um acordo com um banco privado para que os servidores possam pegar um empréstimo com 80% do valor da parcela. O pagamento ficará a cargo do governo, que vai depositar o dinheiro com os juros.

Além do ato na Alerj, os servidores planejam se encontrar com o governador no fim da tarde desta segunda para discutir medidas para acertar os pagamentos.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.