Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Morre no Rio aos 90 anos o cirurgião Ivo Pitanguy

Médico sofreu parada cardíaca em casa, na Gávea; velório tem início às 13h deste domingo 

Rio de Janeiro|Do R7, com Estadão Conteúdo

Em sua última aparição pública, Pitanguy conduziu a tocha olímpica
Em sua última aparição pública, Pitanguy conduziu a tocha olímpica Em sua última aparição pública, Pitanguy conduziu a tocha olímpica

O cirurgião plástico Ivo Pitanguy, de 90 anos, faleceu neste sábado no Rio de Janeiro. Ele vinha tendo problemas de saúde desde o ano passado. Nesta sexta-feira (5), véspera da sua morte, participou do revezamento da tocha dos Jogos Olímpicos do Rio, em cadeira de rodas.

Segundo sua assessoria de imprensa, o médico estava em sua casa na Gávea, zona sul, quando sofreu uma parada cardíaca, às 17h30.

Considerado o maior cirurgião plástico do País e um dos maiores do mundo, Pitanguy era patrono da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica, membro honorário da AISAPS (American Society of Plastic Surgery) e da ABL (Academia Brasileira de Letras).

Pitanguy deixa a esposa Marilu, quatro filhos e cinco netos. Formado na UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais) e na Faculdade Nacional de Medicina, hoje pertencente à UFRJ (Universidade Federal do Rio de Janeiro), Pitanguy iniciou sua formação na cirurgia plástica no fim dos anos 1940, quando foi cirurgião residente do Serviço do Professor John Longacre, no Bethesda Hospital, em Cincinatti, nos Estados Unidos.

Publicidade

O velório será neste domingo (7) a partir das 13h no Memorial do Carmo, zona norte. A cremação está prevista para as 18h.

Temer

Por meio de sua conta no Twitter, o presidente interino Michel Temer lamentou a morte do cirurgião: “O Brasil perde um de seus mais renomados cientistas e intelectuais. Ivo Pitanguy dedicou a vida a ajudar as pessoas a viverem melhor. É, também, autor de um importante trabalho social que privilegia o atendimento aos mais necessitados. Fará muita falta”.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.