Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

No Dia da Mulher, moradora da Vila Autódromo tem casa demolida e recebe prêmio na Alerj 

Líder comunitária será homenageada com outras nove mulheres na Assembleia

Rio de Janeiro|Do R7*

Vila ainda tem três casas que devem ser demolidas
Vila ainda tem três casas que devem ser demolidas Vila ainda tem três casas que devem ser demolidas

A líder comunitária Maria da Penha Macena teve sua casa, na Vila Autódromo, zona oeste, demolida no começo da manhã desta terça-feira (8), o mesmo dia em que receberá a medalha de Mulher Cidadã da Alerj (Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro). Por coincidência, a demolição ocorreu no Dia Internacional da Mulher e Maria da Penha é uma das principais lideranças femininas e símbolo da resistência local. Desde a sexta-feira (4), a Prefeitura está com o mandado para a demolição da casa. Uma equipe do Núcleo de Terras e Habitação da Defensoria Pública do Estado acompanhou a demolição do imóvel. 

Na semana passada, a Defensoria conseguiu liminar pela manutenção do imóvel. A decisão judicial em favor da moradora foi deferida no dia seguinte à derrubada do prédio da Associação de Moradores e Pescadores da Vila Autódromo e de outra residência. Uma decisão posterior, no entanto, autorizou a demolição.

Para a filha de Maria da Penha, Natália Macena, a Justiça tem sido conivente com as ações de desapropriação da Prefeitura.

— Não queriam deixar ninguém entrar para tirar as coisas. Conseguimos tirar as coisas na pressa e não tínhamos como reagir porque eram muitos guarda. Não tínhamos o que fazer. Teve momentos em que eu fui impossibilitada de entrar na casa. Esse foi o presente que a dona Penha ganhou no Dia Internacional da Mulher. O que mais impressiona é que o Judiciário está sendo muito conivente com as decisões da Prefeitura.

Publicidade

A casa de Penha estava entre as quatro residências que devem ser demolidas pela prefeitura, porque fazem parte de um decreto de desapropriação. A poucos meses das Olimpíadas, cerca de 50 famílias ainda resistem na Vila e pedem que o prefeito Eduardo Paes cumpra promessas de urbanização da comunidade.

De acordo com página do Facebook "Vila Autódromo", além de pegar “a Dona Penha no susto” as tropas da Prefeitura cercaram a casa de uma moradora que é mãe de quatro filhos e está amamentando um bebê de um mês. A guarda municipal teria tentado impedir a moradora de entrar na sua casa, sem ordem judicial e exposto o bebê à situação estressante. 

Publicidade

Maria da Penha faz parte de um grupo de dez mulheres que se destacam na defesa dos direitos femininos e vão receber o prêmio no fim da tarde desta terça. 

*Colaborou Victor Sena, do R7 Rio

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.