Operação contra milícia de Itaboraí (RJ) prende falso policial civil
Segundo MP-RJ (Ministério Público do Rio de Janeiro), homem dirigia viaturas de delegacia da cidade e se passava por agente há mais de dez anos
Rio de Janeiro|Lucas Ferreira, do R7*
A DHNSGI (Delegacia de Homicídios de Niterói, São Gonçalo e Itaboraí), com apoio do MP-RJ (Ministério Público do Rio de Janeiro), prendeu nesta quinta-feira (4) um homem suspeito de se passar por policial civil pelos últimos dez anos.
Milícia lucrava até R$ 500 mil com extorsões em Itaboraí (RJ)
Investigações do MP-RJ apontam que o preso tinha acesso ao sistema da Polícia Civil e dirigia viaturas da 71ª DP (Itaboraí). O R7 procurou a Polícia Civil para se manifestar sobre o caso, mas a organização não se pronunciou sobre a denúncia.
Segundo informações da Record TV Rio, a Corregedoria da Polícia Civil vai investigar o envolvimento de seus agentes com o grupo miliciano que atua em Itaboraí.
Leia também
Durante a operação, 45 mandados de prisão foram cumpridos, sendo 25 destes contra pessoas em unidades prisionais.
Conversas interceptadas no período das investigações mostram a forma como os supostos integrantes do grupo paramilitar atuavam na cidade. Os suspeitos passavam recomendações entre si de como atuar em público por aplicativos de mensagens.
“Não pode pegar assim na frente de todo mundo não... A padaria é cheia de gente... A mulher do caixa, já como? Com a mão na cabeça, quase chorando... Entendeu? Tem que esperar sair... No “sapatinho”... Viu quem é? Espera sair, no “sapatinho”, liga “pra” gente, que a gente vem com o carro, joga dentro e acabou, irmão. Entendeu?"
O grupo é suspeito de ter assassinado, pelo menos, 50 pessoas desde janeiro de 2018. A Polícia Civil procura agora um cemitério clandestino onde estes corpos possam estar enterrados.
*Estagiário do R7, sob supervisão do PH Rosa