Logo R7.com
Logo do PlayPlus

Operação do Bope após arrastão em protesto deixa 9 mortos na Maré

Cinco suspeitos, um sargento e ao menos um morador morreram na ação iniciada na noite de 2ª

Rio de Janeiro|Do R7


Ao menos cinco criminosos foram mortos em ação do Bope (Batalhão de Operações Policias Especiais) no Complexo do Maré, zona norte, desde a noite de segunda-feira (24) até as 11h desta terça (25). A ação foi iniciada após um grupo de traficantes das comunidades da região aproveitar um protesto que ocorria próximo à avenida Brasil para fazer um arrastão. Um sargento do batalhão, identificado como Ednelson Jerônimo dos Santos, de 42 anos, um morador e dois homens não identificados até as 13h40 também morreram. Seis pessoas ficaram feridas e foram levadas ao Hospital Geral de Bonsucesso. Cerca de 400 agentes atuam nas favelas.

Todos os acessos ao complexo pela avenida Brasil foram bloqueados desde o início da operação, que atravessou a madrugada. Um carro blindado e um helicóptero foram acionados para dar apoio à ação.

A incursão policial começou por volta das 20h30 de segunda, quando o primeiro grupo de agentes entrou na Nova Holanda, uma das favelas do complexo. O arrastão havia ocorrido cerca de duas horas antes. Segundo a corporação, 23 suspeitos foram detidos, mas apenas três ficaram presos. De acordo com a Polícia Civil, o restante não teve o crime especificado pela PM.

Para despistar os policiais, bandidos incendiaram uma moto em uma das ruas da comunidade. O fogo atingiu parte da fiação elétrica.


A ação dos bandidos começou no início da noite, quando um bando assaltou pedestres e lojistas da região e tentou fechar a avenida Brasil. Houve correria. Integrantes da Força Nacional, que montaram bases móveis na favela durante a Copa das Confederações e permanecerão para a Jornada Mundial da Juventude, tentaram usar balas de borracha contra os suspeitos, que revidaram com pedras e artefatos explosivos.

Apreensões


Durante a operação na Maré, os agentes do Bope apreenderam um fuzil calibre 762 Fal, um fuzil calibre 556 fabricado nos EUA, uma submetralhadora calibre 40 AK, cinco pistolas, além de uma granada e 2,327 trouxinhas de maconha.

Os registros de prisões e apreensões são divididos entre as Delegacias de Bonsucesso (21ª DP) e Ilha do Governador (37ª DP).


Homenagem

Em seu perfil no Twitter, o Bope lamentou a morte do sargento:

— É com pesar que informamos o falecimento do 2º SGT Ednelson Jeronimo dos Santos Silva, 42 anos, ocorrida na noite dessa segunda feira, 24/06, após ter sido baleado durante operação na Comunidade Nova Holanda no Complexo da Maré. A Unidade foi acionada até o local após criminosos atacarem pedestres e motoristas na Avenida Brasil. O policial tinha 17 anos de serviço na Polícia Militar, sendo 13 deles no BOPE, onde fez todos os cursos da Unidade. Ele deixa esposa e dois filhos.

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.