Operação mira quadrilha de roubo de cargas em rodovias do RJ
Foram 10 meses de investigação que resultaram em 37 mandados de prisão em comunidades da capital do Estado, região dos lagos e metropolitana
Rio de Janeiro|Lucas Ferreira, do R7*
A DRFC (Delegacia de Roubos e Furtos e Cargas), em parceria com o MP-RJ (Ministério Público), estão realizando uma operação, nesta quarta-feira (26), contra uma quadrilha que financiava a compra de armas a partir do roubo de cargas em rodovias do Estado do Rio de Janeiro. Até as 8h20, 20 pessoas foram detidas dos 37 mandados de prisão preventiva expedidos pela Justiça.
Segundo o MP-RJ, o grupo age em diversas localidades do Rio. As ações teriam se consolidado na região da Cidade Alta, em Cordovil. Entretanto, existiria uma parceria com traficantes de outras áreas, como a comunidade do Muquiço, em Marechal Hermes, Quintanda, no Complexo da Pedreira e na Maré, todas na zona norte. A quadrilha também possuía ramificações na Vila Aliança, em Bangu, na zona oeste e nas regiões dos lagos e metropolitana.
A principal atividade do grupo era o roubo de cargas para o financiamento do tráfico de drogas e intensificação de poder. A quadrilha utilizava armamentos de guerra e se aproveitava de um posicionamento estratégico em comunidades carentes para realizar a revenda das mercadorias.
A articulação dos denunciados chegava até motoristas de empresas de transporte, que davam detalhes sobre os transportes com informações privilegiadas. O grupo também utilizava bloqueadores de GPS e batedores para prevenir que a carga fosse recuperada.
A quadrilha, composta por chefes do tráfico, assaltantes, seguranças privados, motoristas e batedores, utilizava, muitas vezes, uniformes policiais para ter sucesso em seus roubos.
Em nota, o MP-RJ relatou que os investigados responderão pelos crimes de associação para o tráfico e financiamento do tráfico por meio dos roubos de carga.
*Estagiário do R7, sob supervisão de Raphael Hakime