Papa usa “futebolês” para pedir que jovens joguem no ataque por futuro de amor e paz
Em discurso na noite deste sábado (27), pontifício citou manifestações e exaltou força dos jovens
Rio de Janeiro|Do R7
Diante de aproximadamente 3 milhões de pessoas, conforme cálculos da Prefeitura do Rio, o papa Francisco fez um discurso na praia de Copacabana, na zona sul do Rio, na noite deste sábado (27), em que citou as recentes manifestações como demonstrações de que os jovens buscam um mundo mais justo.
— Eu acompanho as notícias nos jornais e vejo que houve jovens que saíram às ruas expressando a vontade de uma civilização mais justa. Os jovens nas ruas são os protagonistas da mudança. O futuro vai chegar através da mudança. Por isso, peço que sigam superando a apatia e oferecendo uma resposta cristã às inquietações sociais e políticas.
O pontifício usou ainda o dialeto do “futebolês” para tornar a mensagem dele mais clara para o brasileiros.
— Aqui no Brasil, o futebol é uma paixão. É ou não é? Pois bem, o que faz um jogador quando é chamado para fazer parte de um time. Tem que treinar, treinar muito. Jesus oferece algo muito maior do que a Copa do Mundo. Jesus oferece a possibilidade de uma vida fecunda e feliz e também um futuro com ele que não terá fim, até a vida eterna. Porém, ele pede que nós paguemos ingresso, e o ingresso é o treinamento para que possamos enfrentar sem medo todos os problemas da vida. Vocês têm que jogar no ataque, na linha de frente, na construção de um mundo melhor.
Após o evento, o papa Francisco vai passar a noite na residência do Sumaré, na zona norte do Rio. Já milhares de peregrinos irão pernoitar na praia de Copacabana, em vigília, até que que o pontifício volte ao local para realizar a última missa da Jornada Mundial da Juventude, marcada para as 10h de domingo.