Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Para especialistas, houve falha na construção de ciclovia no Rio

Perícia deve avaliar se problema aconteceu no estudo da área, projeto ou execução

Rio de Janeiro|

Ondas atingiram ciclovia que desabou na manhã de quinta-feira (21)
Ondas atingiram ciclovia que desabou na manhã de quinta-feira (21) Ondas atingiram ciclovia que desabou na manhã de quinta-feira (21)

Duas pessoas morreram na quinta-feira (21) no desabamento de um trecho da Ciclovia Tim Maia, que liga os bairros do Leblon e São Conrado e foi inaugurada pela prefeitura do Rio há três meses. Até o fim da quinta-feira, bombeiros procuravam uma pessoa desaparecida. Especialistas consideram que houve uma falha na construção, um dos legados da Olimpíada de 2016, mas caberá à perícia avaliar se o problema aconteceu no estudo da área, no projeto ou na execução.

O engenheiro Antonio Eulálio Pedrosa, do Crea (Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia), acredita que o desabamento tenha sido motivado pela falta de planejamento adequado da obra.

— Ela (a ciclovia) não estava preparada para esse impacto. Não se previu a força excepcional da onda.

Também o especialista em análise de risco e segurança Moacyr Duarte, pesquisador do Coppe-UFRJ (Programa de Pós-Graduação em Engenharia da Universidade Federal do Rio de Janeiro), considera que uma falha em algum momento do projeto de construção deve ser analisada. E criticou o fato de a ciclovia não ser interditada em casos de ressaca e ventania.

Publicidade

— O guarda-corpo dela nem é muito alto. O simples fato de a água chegar à pista já assusta as pessoas. Elas podem cair lá embaixo ou se acidentar na pista mesmo e se machucar.

Após o acidente, a área foi interditada, assim como a avenida Niemeyer, sem previsão de liberação. Este não foi o primeiro problema na ciclovia. Passados seis dias da inauguração, em 17 de janeiro, foram detectadas falhas no guarda-corpo de estrutura metálica da via. Também houve queixas de assaltos.

Publicidade

As mortes

O engenheiro Eduardo Marinho de Albuquerque, de 54 anos, e Ronaldo Severino da Silva, de 60, aproveitavam o feriado de sol, às 11 horas, quando foram tragados pelas ondas do mar de São Conrado, que estava de ressaca. A busca por uma possível terceira vítima prossegue nesta sexta. A Polícia Civil abriu inquérito para investigar a ruína.

Publicidade

Ondas de 4 metros

As ondas chegavam a 4 metros de altura e batiam no costão da Avenida Niemeyer. Uma corrente de água, vinda de baixo para cima levantou o leito da passarela e derrubou um trecho de 50 metros por onde passavam ciclistas e pedestres.

A dona de casa Karina Vianna, de 38 anos, contou que pedalava sua bicicleta quando parou por causa das ondas. Logo, viu uma onda mais forte arrancar a pista construída sobre pré-moldado, cerca de 20 metros à frente, onde estavam dois homens.

— Parei para me segurar e, quando eu olhei, não tinha mais (o trecho). Tremeu, tremeu muito — relatou, emocionada.

A prefeitura evitou adiantar hipóteses sobre o que teria ocasionado a ruína. A GeoRio (órgão da Secretaria Municipal de Obras responsável pela contenção de encostas) vai se reunir com o engenheiro que fez a obra e a empresa para cobrar causas e responsabilidades. O secretário executivo de Coordenação da prefeitura, Pedro Paulo Teixeira, chegou a culpar inicialmente a ressaca, mas, confrontado com o fato de que a área costuma apresentar o fenômeno, preferiu "evitar especulações".

A obra foi realizada pelo consórcio Concremat-Concrejato, que prometeu "trabalhar incessantemente" para chegar às causas da tragédia. "A empresa segue todos os protocolos e normas de segurança, utilizando-se das mais modernas técnicas e equipamentos." O consórcio ainda ressaltou que a prioridade agora é "garantir o atendimento às vítimas e seus familiares". As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.

"Forte onda jogou ciclovia para o alto" diz testemunha de desabamento no Rio

Brasil tem histórico de tragédias em obras públicas. Relembre casos

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.