PM faz operação para conter guerra entre traficantes e milicianos no Rio
Disputa pelo controle de comunidades da zona oeste teve início durante a madrugada; um suspeito foi morto e outros três baleados
Rio de Janeiro|Rayssa Motta, do R7*, com RecordTV
Um confronto entre traficantes e milicianos em disputa pelo controle de comunidades em Santa Cruz, na zona oeste do Rio de Janeiro, se estende desde a madrugada desta segunda-feira (8). Os mais afetados são os moradores do Complexo do Rola.
Policiais dos batalhões de Santa Cruz, Campo Grande e Bangu, além de militares do Bope (Batalhão de Operações Policiais Especiais), BPChq (Batalhão de Polícia de Choque), BAC (Batalhão de Ações com Cães) e GAM (Grupamento Aeromóvel), estão em operação na região.
Segundo informações da PM, um suspeito foi morto e outros três foram baleados. Dois deles deram entrada no Hospital Municipal Lourenço Jorge, na Barra da Tijuca, também na zona oeste, e o terceiro ferido foi socorrido ao Hospital Municipal Pedro II, em Santa Cruz. Não há informações sobre seu estado de saúde.
Até às 16h, a operação prendeu 12 suspeitos e apreendeu dez fuzis, quatro granadas, três pistolas, seis carregadores, dois rádios transmissores e diversas munições, que ainda não foram contabilizadas. Além do armamento, os agentes conseguiram recuperar um carro roubado em setembro na zona norte da cidade.
As avenidas Antares e Cesário de Melo ficaram interditadas, entre 7h e 10h, por conta do risco de circulação na região.
O serviço 17 do BRT, que sai de Campo Grande, está suspenso temporariamente por motivos de segurança.
O porta-voz da PM, major Ivan Blaz, falou ao vivo à RecordTV sobre as estratégias para estabilizar a região. Segundo Blaz, em um primeiro momento, a prioridade da corporação não é prender os suspeitos, mas conter a situação na comunidade.
A guerra do crime organizado pelo controle da região é recorrente. Em agosto deste ano, mais de 2 mil homens das Forças Armadas e das polícias Civil e Militar participaram de uma operação no Complexo do Rola e na Comunidade de Antarespara conter uma disputa entre traficantes e milicianos que se estendia desde julho.
Assista à entrevista do major Ivan Blaz:
*Estagiária do R7, sob supervisão de Odair Braz Jr.