Prefeitura de Maricá aciona Marinha para ajudar a resgatar famílias em regiões alagadas
Segundo Defesa Civil, além do resgate, militares devem ajudar na segurança das residências
Rio de Janeiro|Do R7, com Rede Record

A Prefeitura de Maricá acionou a Marinha do Brasil para auxiliar no resgate das famílias atingidas pelos alagamentos provocados pela chuva de segunda-feira (29). Segundo o secretário municipal de Defesa Civil, Luis Carlos dos Santos, o reforço dos militares deve chegar na manhã desta quarta-feira (2).
De acordo com a Defesa Civil, cerca de 3.000 pessoas foram atingidas pelo temporal e, até a tarde de ontem (1º), 360 pessoas estavam desabrigadas, a maioria na região de Itaipuaçu, que registrou 170 mm de chuva em 24 horas. Porém, mesmo com grandes áreas alagadas, alguns moradores se recusaram a deixar suas casas para evitar roubos e saques.
Temporal deixa ao menos 5 mortos no RJ e centenas de desabrigados
Presidente do PT fluminense xinga governador do Rio de Janeiro: “Vai tomar no...”
Santos afirmou que, por causa desses saques, os agentes da Marinha também devem auxiliar na segurança.
— Eles irão auxiliar não só na questão do resgate, mas também na segurança. Toda prefeitura está mobilizada para atender e tentar diminuir o sofrimento dessas pessoas. Nós montamos vários postos de abrigo próximos aos locais de alagamentos para receber as pessoas.
Como medida para ajudar a escoar a água, o prefeito Washington Quaquá (PT-RJ) determinou a abertura do canal da Barra de Maricá na manhã de ontem, após o nível da água nas lagoas ultrapassar os 65 cm. Segundo a prefeitura, o Inea (Instituto Estadual do Ambiente) havia estabelecido um limite de segurança entre 45 cm e 60 cm, mas exigia um processo burocrático desconectado da urgência da situação.















