Protesto de motoristas de van complica trânsito no centro do Rio
Categoria quer conversar com prefeito sobre anúncio de redução da frota
Rio de Janeiro|Do R7

Os motoristas de vans que se reúnem desde as 7h desta sexta-feira na Praça da Candelária saíram em passeata pelo Centro da cidade. Os cerca de 300 manifestantes, que protestam contra a diminuição de linhas de transporte alternativo no Rio, seguem pela pista central da Avenida Presidente Vargas, sentido Praça da Bandeira, que está interditada.
Com o tráfego na via, há reflexos na Rua Primeiro de Março e na Avenida Rio Branco, que tem tráfego lento. A melhor opção para quem chega ao Centro e vai para a Zona Norte é o Elevado da Perimetral e de lá a Avenida Francisco Bicalho. Já quem ainda está na Zona Sul pode optar pelo Túnel Rebouças.
Cerca de 300 manifestantes do protesto organizado por motoristas de van ocupavam a avenida Presidente Vargas, no centro, por volta das 10h30 desta sexta-feira (13). A via estava interditada no sentido Praça da Bandeira, segundo o Centro de Operações. A rua Primeiro de Março e avenida Rio Branco também sofreram com os reflexos. O movimento exige um encontro com o prefeito Eduardo Paes para discutir as novas regras que serão impostas ao transporte alternativo.
Os motoristas querem negociar com o prefeito a decisão de reduzir pela metade o número de vans na cidade até o fim de setembro. A prefeitura vai licitar 80 linhas, que terão de circular em trajetos definidos previamente.
A medida se estende pelos seguintes bairros: Méier, Leopoldina, Ilha do Governador, Vigário Geral, Pavuna, Anchieta, Marechal Hermes, Freguesia, Taquara, Cidade de Deus, Gardênia Azul, Recreio dos Bandeirantes, Vargem Grande, Vargem Pequena, Santa Cruz e Campo Grande.
Outra luta da categoria é pela inclusão do auxiliar [trocador] na licitação.















