Reportagem flagra interior de navio abandonado na baía de Guanabara; há risco de desastre ambiental
Duas embarcações da mesma companhia podem derramar óleo no mar
Rio de Janeiro|Do R7
A Marinha faz uma operação de emergência para remover os 400 mil litros de óleo que estão no navio Angra Star, encalhado na baía de Guanabara, a fim de evitar um derramamento. Boias de contenção foram colocadas no entorno da embarcação, mas é possível que uma pequena quantidade de óleo tenha vazado antes da intervenção da Marinha.
Além do Angra Star, outro navio que está virando sucata na baía de Guanabara é o Jari, abandonado há, no mínimo, um ano. Ambos são da mesma companhia, a Frota Oceânica e Amazônica S.A.. O proprietário diz não ter dinheiro para rebocar as embarcações.
A reportagem da Record entrou no Jari e flagrou a precariedade do barco (assista ao vídeo). Há água nos tanques e nos porões. Segundo a Marinha, o Jari já afundou um metro desde que foi abandonado. O navio também tem óleo e há risco de vazamento.
A Frota Oceânica e Amazônica S.A. vai ser processada para pagar os custos das operações de emergência que estão sendo conduzidas pela Marinha. De acordo com o secretário estadual do Ambiente, Carlos Minc, a multa pode chegar a R$ 50 milhões.