Logo R7.com
RecordPlus

Rio cria gabinete integrado após chuvas que arrasaram baixada

Objetivo do grupo, que vai funcionar 24 horas, é interligar ação de governo e prefeituras

Rio de Janeiro|Do R7

  • Google News
Cabral se reuniu nesta quinta com prefeitos da Baixada Fluminense
Cabral se reuniu nesta quinta com prefeitos da Baixada Fluminense

Após as chuvas que arrasaram cidades da Baixada Fluminense, o governo do Rio criou um gabinete composto por representantes das prefeituras, secretarias, Defesa Civil e Corpo de Bombeiros. O objetivo do grupo é interligar os trabalhos das defesas civis e órgãos emergenciais. Batizado de Gabinete Integrado da Baixada, o órgão vai funcionar 24 horas no Centro Integrado de Comando e Controle (CICC), no centro do Rio.

— As medidas imediatas agora são conceder alugueis sociais a essas famílias desabrigadas e equipamentos, além de kits para que essas pessoas tenham atendimento digno. É também importante fazer a dragagem dos rios e deslocar todos os nossos equipamentos para a Baixada Fluminense. A Defesa Civil tem que estar operando permanentemente.


Nesta quinta, o governador autorizou a liberação do aluguel social para as vítimas da chuva na Baixada Fluminense. Equipes da Secretaria de Estado de Assistência Social e Diretos Humanos visitarão municípios atingidos para identificar as famílias que ficaram desalojadas. As vítimas serão cadastradas, junto às prefeituras, e receberão o aluguel social no valor de R$ 500 por família.

A criação do gabinete foi anunciada na tarde desta quinta (12) após reunião da qual participaram o vice-governador e coordenador de Infraestrutura, Luiz Fernando Pezão; o secretário de Defesa Civil e comandante-geral do Corpo de Bombeiros, Sérgio Simões; o secretário de Assistência Social e Direitos Humanos, Zaqueu Teixeira; o secretário do Ambiente, Carlos Minc; o secretário de Saúde, Sérgio Côrtes; o secretário de Obras, Hudson Braga; o secretário de Governo, Wilson Carlos; o secretário de Ciência e Tecnologia, Gustavo Tutuca; o secretário de Agricultura, Christino Áureo; o presidente da Fundação de Apoio à Escola Técnica (Faetec), Celso Pansera; e o subsecretário de Infraestrutura da Secretaria de Educação, Zaqueu Ribeiro, além do presidente da Alerj, Paulo Melo.


Estavam presentes também os prefeitos de Duque de Caxias, Alexandre Cardoso; de Nova Iguaçu, Nelson Bornier; de Queimados, Max Lemos; de Nilópolis, Alessandro Calazans; de São João de Meriti, Sandro Matos; de Mesquita, Rogelson Sanches Fontoura; de Belford Roxo, Dennis Dauttmam; de Japeri, Ivaldo Barbosa dos Santos; de Paracambi, Tarciso Pessoa; e de Seropédica, Alcir Fernando Martinazzo.

Reunião com ministro da Integração

Após receber uma ligação da presidente Dilma Rousseff, Cabral informou que se reunirá na sexta-feira (13), às 11h, com o ministro da Integração Nacional, Francisco Teixeira, e o secretário Nacional de Defesa Civil, Adriano Pereira Júnior.

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.