Rio cria gabinete integrado após chuvas que arrasaram baixada
Objetivo do grupo, que vai funcionar 24 horas, é interligar ação de governo e prefeituras
Rio de Janeiro|Do R7

Após as chuvas que arrasaram cidades da Baixada Fluminense, o governo do Rio criou um gabinete composto por representantes das prefeituras, secretarias, Defesa Civil e Corpo de Bombeiros. O objetivo do grupo é interligar os trabalhos das defesas civis e órgãos emergenciais. Batizado de Gabinete Integrado da Baixada, o órgão vai funcionar 24 horas no Centro Integrado de Comando e Controle (CICC), no centro do Rio.
— As medidas imediatas agora são conceder alugueis sociais a essas famílias desabrigadas e equipamentos, além de kits para que essas pessoas tenham atendimento digno. É também importante fazer a dragagem dos rios e deslocar todos os nossos equipamentos para a Baixada Fluminense. A Defesa Civil tem que estar operando permanentemente.
Nesta quinta, o governador autorizou a liberação do aluguel social para as vítimas da chuva na Baixada Fluminense. Equipes da Secretaria de Estado de Assistência Social e Diretos Humanos visitarão municípios atingidos para identificar as famílias que ficaram desalojadas. As vítimas serão cadastradas, junto às prefeituras, e receberão o aluguel social no valor de R$ 500 por família.
A criação do gabinete foi anunciada na tarde desta quinta (12) após reunião da qual participaram o vice-governador e coordenador de Infraestrutura, Luiz Fernando Pezão; o secretário de Defesa Civil e comandante-geral do Corpo de Bombeiros, Sérgio Simões; o secretário de Assistência Social e Direitos Humanos, Zaqueu Teixeira; o secretário do Ambiente, Carlos Minc; o secretário de Saúde, Sérgio Côrtes; o secretário de Obras, Hudson Braga; o secretário de Governo, Wilson Carlos; o secretário de Ciência e Tecnologia, Gustavo Tutuca; o secretário de Agricultura, Christino Áureo; o presidente da Fundação de Apoio à Escola Técnica (Faetec), Celso Pansera; e o subsecretário de Infraestrutura da Secretaria de Educação, Zaqueu Ribeiro, além do presidente da Alerj, Paulo Melo.
Estavam presentes também os prefeitos de Duque de Caxias, Alexandre Cardoso; de Nova Iguaçu, Nelson Bornier; de Queimados, Max Lemos; de Nilópolis, Alessandro Calazans; de São João de Meriti, Sandro Matos; de Mesquita, Rogelson Sanches Fontoura; de Belford Roxo, Dennis Dauttmam; de Japeri, Ivaldo Barbosa dos Santos; de Paracambi, Tarciso Pessoa; e de Seropédica, Alcir Fernando Martinazzo.
Reunião com ministro da Integração
Após receber uma ligação da presidente Dilma Rousseff, Cabral informou que se reunirá na sexta-feira (13), às 11h, com o ministro da Integração Nacional, Francisco Teixeira, e o secretário Nacional de Defesa Civil, Adriano Pereira Júnior.















