Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Rolezinho no Leblon atrai mais jornalistas e seguranças do que participantes

Dois shoppings da zona sul fecharam; centro de compra foi cercado por tapumes

Rio de Janeiro|Do R7, com Rede Record

Tapumes foram colocados para proteger vitrines do Shopping Leblon, na zona sul do Rio de Janeiro
Tapumes foram colocados para proteger vitrines do Shopping Leblon, na zona sul do Rio de Janeiro Tapumes foram colocados para proteger vitrines do Shopping Leblon, na zona sul do Rio de Janeiro

O rolezinho marcado para acontecer na tarde deste domingo (19) no Shopping Leblon atraía, até por volta das 17h30, mais jornalistas, policiais militares, guardas municipais e seguranças particulares do que apoiadores do evento. No horário, cerca de 30 manifestantes e apoiadores do evento estavam no local. O centro de compras, assim como o Rio Design Leblon, decidiram não abrir neste domingo após o anúncio do rolezinho. O ato havia sido agendado para as 16h20 e contava com a confirmação de mais de 9.000 internautas.

O Shopping Leblon foi cercado com tapumes. Cerca de 50 PMs, guardas e seguranças faziam a segurança do centro de compras no horário. Compareceram apoiadores do rolezinho com perfil bem diferente em relação aos participantes dos eventos que surgiram em São Paulo (moradores da periferia da capital paulista que vão aos shoppings por diversão).

Até as 16h50, os apoiadores que compareceram, entre eles, o Batman, manifestante que ficou conhecido em protestos cariocas por se vestir com roupas do super herói, eram disputados para dar entrevista aos jornalistas.

No Rio, o rolezinho do Leblon ganhou teor de protesto ao ser convocado por um coletivo de manifestantes em apoio aos adeptos de São Paulo "contra toda forma de opressão e discriminação aos pobres e negros, em especial contra a brutal e covarde ação diária da Polícia Militar no Brasil, seja nos shoppings, nas praias ou nas periferias”.

Publicidade

O Rio Design Leblon disse, em sua página oficial no Facebook, que não abrirá as portas neste domingo. "Caro cliente, O Rio Design Leblon informa que, por motivos de força maior, permanecerá fechado neste domingo, 19/01/2014. Agradecemos a compreensão!", diz o informe. Para evitar o rolezinho, o Shopping Leblon também decidiu suspender o funcionamento neste domingo. Em comunicado no Facebook, o centro de compras informou que não abriria neste dia, “visando garantir a segurança e o bem-estar de seus clientes, lojistas e colaboradores”.

O grupo Habeas Corpus-Rio de Janeiro diz, segundo página do grupo que criou no Facebook o evento Rolezinho no Shopping Leblon, ter pedido medida judicial para impugnar decisão liminar da 14ª Vara Cível do Rio de Janeiro contra o rolezinho no centro de compras da zona sul. A desembargadora concedeu salvo conduto ao coletivo. Na prática, explica o grupo, quem quisesse participar do evento no shopping não estaria proibido.

Publicidade

Na tarde deste domingo, internautas que confirmaram presença no rolezinho debatiam o destino do grupo após o fechamento do Shopping Leblon. O Rio Design era apontado por alguns participantes do grupo.

Os rolezinhos começaram a ganhar visibilidade no final do ano passado. Os primeiros encontros aconteceram em shoppings de São Paulo e reuniram centenas de jovens moradores da periferia. Em alguns casos, houve o registro de tumulto. Organizados por redes sociais, os eventos estão se espalhando pelo País. Alguns centros de compras estão buscando amparo na Justiça com a finalidade de barrar os encontros.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.