Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Sem resolução sobre repasses, comunidade acadêmica da Uerj faz mobilizações

Reitoria ainda não recebeu um posicionamento do Governo do Estado após negociações

Rio de Janeiro|Do R7*

Uerj ainda não tem data para iniciar o ano letivo
Uerj ainda não tem data para iniciar o ano letivo Uerj ainda não tem data para iniciar o ano letivo

O calendário acadêmico da Uerj pode até estar suspenso, mas a universidade não está parada. Durante a última semana o que não faltou foram eventos de mobilização em prol da instituição de ensino, que vem enfrentando grave crise financeira. Para os próximos dias, os institutos de Nutrição e de Educação estarão promovendo eventos de ocupação da universidade. Luciana Veloso, sub-coordenadora de graduação do curso de Pedagogia, diz que o objetivo é mostrar para a sociedade que Uerj está funcionando e que ela precisa existir.

Luciana está organizando o evento “Mediação entreturmas” que promove encontros de calouros do curso de Pedagogia com seus veteranos. Na próxima quinta (23) estudantes que já estão fazendo a graduação irão apresentar a universidade para os que irão chegar neste semestre. A professora explica que o objetivo é integrar os novos alunos do instituto de educação à universidade e mostrá-los as atividades e serviços prestados por ela.

— A ideia é se apropriar dos espaços e trazê-los para luta, porque eles têm que saber que já conquistaram as suas vagas e que eles têm direito ao ensino público de qualidade e gratuito.

Na EdUerj (Editora da Uerj) os servidores mesmo sem receber estão produzindo um e-book sobre movimentos de resistência em instituições públicas de ensino superior. Segundo Mauro Siqueira, técnico da editora e um dos idealizadores do projeto, o momento de crise ao qual passa a universidade fluminense fez com que muitos membros da comunidade acadêmica se manifestassem em redes sociais tentando analisar ou entender o que se passa. Dessa forma, ele, juntamente com um aluno e um professor do curso de Letras, se despertaram para as afinidades dos problemas da Uerj com outras universidades brasileiras.

Publicidade

— A reunião desses depoimentos e ensaios é para fazer-se entender a importância do financiamento e do investimento públicos na universidade — afirmou Mauro.

O livro será lançado na plataforma isuu e terá acesso gratuito. Para o organizador do material é importante que ele ganhe as redes sociais e seja um registro do período.

Publicidade

— O livro eletrônico é mais um desses registros de como é importante que o conhecimento se difunda de modo plural, democrático e ético.

Para o cantor Leoni, que participou de um show na Concha Acústica da Uerj nesta semana, as ações de mobilização que estão acontecendo são importantes para levar a informação para a sociedade, que está afastada da discussão. O cantor também disse que a arte é capaz de mostrar às pessoas a complexidade do assunto e apresentá-las à causa.

Publicidade

— A gente teve conquistas importantes no campo da Educação e o que está acontecendo agora é antidemocrático e contra a inclusão social.

Alunos e professores também manterão os atos e intervenções. Na tarde de hoje (17), a Asduerj (Associação de docentes da Uerj) receberá em sua sede servidores, movimento estudantil, funcionários da Cedae e representantes de beneficiários do aluguel social e da federação das favelas do Rio de Janeiro. A reunião irá debater o calendário de ações para a próxima semana.

Sem resposta

A assessoria de imprensa da reitoria da Uerj informou que desde o último encontro com a SECTI (Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação) e com o gabinete do governador, nenhum posicionamento foi dado à universidade. Procurados pelo R7, o gabinete preferiu não se pronunciar sobre o caso. A SECTI não respondeu até o fechamento desta matéria e a Secretaria de Estado de Fazenda, ao ser perguntada se há algum planejamento para o socorro da universidade, respondeu que “o governo do Estado do Rio de Janeiro reconhece a importância da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj) e tem concentrado esforços na busca de soluções para a superação do atual quadro de graves dificuldades enfrentadas pela instituição”.

*Colaborou Samuel Costa, do R7 Rio

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.