Vans serão monitoradas por GPS na zona sul do Rio
Sistema permite controlar rotas dos motoristas e infrações de trânsito
Rio de Janeiro|Do R7

Uma sala de monitoramento de vans do município do Rio foi inaugurada pela Coordenadoria Especial de Transporte Complementar nesta segunda-feira (15). Com o serviço, os veículos que integram o STPL (Sistema de Transporte Público Local) vão ser monitorados por meio de GPS.
As 66 vans que integram as duas linhas da zona sul (Rocinha-Jardim de Alah e Vidigal-Jardim de Alah) serão monitoradas por satélite em tempo real. O sistema permite controlar horários, itinerários, velocidade, rotas e quilometragem percorrida a cada dez segundos.
Desta forma, a coordenadoria vai conseguir manter um relatório diário da conduta dos motoristas e saber se alguns deles estariam desviando seus itinerários por ruas da zona sul, região onde está proibida a circulação de vans e kombis desde maio deste ano.
Segundo o coordenador Especial de Transporte Complementar, o delegado Cláudio Ferraz, os motoristas poderão receber até duas advertências que serão enviadas por e-mail ou pelo celular. Na terceira vez, eles já serão multados e terão que pagar a infração para regularizar seu veículo novamente já que a coordenadoria pode aplicar multas dentro do Código de Trânsito Brasileiro desde o começo deste mês.
A Coordenadoria Especial de Transporte Complementar ainda pretende implantar o sistema em todo o município do Rio de Janeiro, passando a monitorar todas as 3.500 vans da região.















