Logo R7.com
Logo do PlayPlus

Vereadores querem mudar regimento para que CPIs sejam presididas por quem as propuser

Manifestantes ocupam plenário da Câmara contra composição da CPI dos Ônibus

Rio de Janeiro|Do R7

Manifestantes que ocupam a Câmara pedem a renúncia do vereador Chiquinho Brazão (PMDB) da presidência da CPI
Manifestantes que ocupam a Câmara pedem a renúncia do vereador Chiquinho Brazão (PMDB) da presidência da CPI Severino Silva/Agência O Dia

Um grupo de vereadores do Rio se reúne nesta terça (13) para tentar encontrar soluções ante o impasse na CPI dos Ônibus. Manifestantes ocuparam a Câmara e pedem a renúncia do vereador Chiquinho Brazão (PMDB) da presidência da comissão. Os parlamentares vão propor mudança no regimento interno da Casa para que as comissões de inquérito sejam presididas por vereadores que as propuserem. Brazão, que pertence à base aliada do prefeito Eduardo Paes, não assinou o requerimento para criação da CPI dos Ônibus.

Segundo a assessoria do vereador Eliomar Coelho (Psol) - quem propôs a CPI dos Ônibus -, o grupo analisará a legalidade da proposta e a possibilidade de implantá-la já na CPI dos Ônibus. O grupo ainda quer levar a proposta ao prefeito tendo em vista um possível apoio.

A Câmara Municipal informou que, nesta terça-feira (13), o expediente será normal, inclusive com sessão legislativa para discussão dos projetos de lei em pauta. Os manifestantes que ocupam o plenário serão transferidos para outro espaço da Casa.

Durante reunião na tarde de segunda-feira (12), na Câmara dos Vereadores, para rediscutir a CPI dos Ônibus, foi proposta a suspensão da comissão criada na última sexta-feira (9). Com isso, ficou decidido o cancelamento da audiência pública que seria realizada nesta terça. Um novo encontro foi marcado para quinta (15).

A ocupação teve início na sexta, após a eleição do vereador Chiquinho Brazão à presidência da CPI dos Ônibus. Os manifestantes querem a saída do vereador, dando lugar a Eliomar Coelho; anulação da reunião de instalação da CPI; saída dos vereadores Jorginho da SOS, Renato Moura e Professor Uóston - integrantes da comissão - e a participação na CPI de vereadores que votaram a favor da instalação. Os manifestantes ainda exigem participação popular irrestrita nas reuniões dos parlamentares.

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.