Alckmin anuncia aumento para policiais a partir de agosto
Projeto de lei que reajusta salários será encaminhado à Assembleia amanhã para votação
São Paulo|Fernando Mellis, do R7
O governador Geraldo Alckmin (PSDB) anunciou na tarde desta terça-feira (24) reajuste para as polícias Militar, Civil, Técnico-Científica e para os agentes penitenciários. O projeto de lei será encaminhado amanhã, em regime de urgência, para a Assembleia Legislativa. O aumento salarial entrará em vigor a partir de 1º de agosto e custará aos cofres do Estado R$ 498 milhões neste ano.
O reajuste mais alto será dos policiais militares: 8%. O projeto também inclui aumento do teto do auxílio-alimentação da categoria, evitando assim que, com o reajuste, alguns PMs percam o benefício. O governador destacou o aumento real que a categoria teve nos últimos anos.
— Eu diria que nós tivemos em média 30% de ganho real, além da inflação, nesse nosso período de governo, que foi realmente um grande estímulo à carreira policial.
Porém, para o coronel Roberto Allegretti, representante da Cerpm (Coordenadoria das Entidades Representativas dos Policiais Militares do Estado de São Paulo), o aumento para a categoria “não foi o desejado”.
— A defasagem era tão grande nos últimos 20 anos que mesmo com esse ganho real, em torno de 27%, o salário ainda está muito baixo em comparação com o salário de policiais de outros Estados. Não houve uma recuperação real pela defasagem histórica.
Leia mais notícias de São Paulo
O Estado também propôs um projeto que permite a contratação de PMs inativos para atuar em funções administrativas em regime temporário. Segundo o governo, isso vai liberar até 8% do efetivo para atuação nas ruas.
As polícias Civil e Técnico-Científica terão aumento de 6%, sendo que no caso de investigadores e escrivães, haverá um adicional de 3,7% este ano e 3,6% em 2015. Alckmin ainda anunciou um projeto para agilizar os concursos públicos. O mesmo reajuste de 6% será aplicado também aos agentes penitenciários.
O último reajuste que os policiais de SP tiveram foi em outubro do ano passado, quando o governo autorizou aumento de 7%, dentro de um pacote de benefícios. Naquela data, foi anunciada a promoção de mais de 27,2 mil PMs.