Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Alckmin promete construir 11 presídios em SP em 2014

Novas unidades abrirão 8.728 vagas; três novos presídios serão entregues em março

São Paulo|

O governador de São Paulo, Geraldo Alckmin (PSDB), prometeu nesta quinta-feira (16), entregar até o fim de 2014, 11 unidades prisionais no Estado. Dados da SAP (Secretaria Estadual de Administração Penitenciária) mostram que 133 dos 155 presídios paulistas têm superlotação, 87% do total. De toda a população carcerária do País, cerca de 40% estão em São Paulo.

As novas unidades abrirão 8.728 vagas — serão três novos presídios em março. As próximas inaugurações são as Penitenciárias de Bernardino de Lima, o Centro de Progressão Penitenciária de Porto Feliz, Masculina de Piracicaba e Feminina de Votorantim. As obras na unidade prisional de Florínea, porém, estão suspensas a pedido da prefeitura, de acordo com a página da SAP na internet. A prefeitura de Florínea alegou ao governo de São Paulo que o presídio poderia prejudicar o turismo local.

Transferências

Segundo Alckmin, a prioridade é retirar os presos das cadeias.

Publicidade

— Na penitenciária, você passa o dia na quadra, toma sol, faz ginástica.Tem bibliotecas, trabalhos e oficinas. Na cadeia, é como morar no elevador.

Desde o início da gestão, conforme ele, a quantidade de presos em cadeias caiu de 32 mil para 4,5 mil.

Publicidade

Leia mais notícias de São Paulo

— Queremos zerar (o número de presos em cadeias). Espero, em seis meses, não ter nenhuma mulher em cadeia. Depois, zerar a população masculina. São Paulo será o primeiro Estado do Brasil a não ter preso em cadeia.

Publicidade

Na análise de Alckmin, as falhas no regime de progressão de pena ajudam a explicar o excesso populacional nos presídios.

— A maior reclamação não é a comida ou a superlotação, mas a progressão de pena não caminhar.

Alckmin assegurou esforço com o Judiciário para mudar o cenário. Outro motivo, na avaliação de Alckmin, é a atuação forte da Polícia Militar no combate ao crime.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.