Logo R7.com
RecordPlus

Ao menos sete pessoas podem ter morrido por causa do frio, diz prefeitura

Maioria delas é moradora de rua; casos aconteceram no centro e nas zona leste, norte e sul

São Paulo|Do R7, com Agência Record

  • Google News
Maioria das pessoas que podem ter morrido de frio era moradora de rua
Maioria das pessoas que podem ter morrido de frio era moradora de rua Daia Oliver

Pelo menos sete pessoas, encontradas mortas entre quarta e sexta-feira (26), podem ter morrido de frio, informou a Prefeitura da Cidade de São Paulo. A maioria delas é moradora de rua. Duas pessoas morreram na zona leste, outras duas na zona norte e mais duas no centro. Uma vítima morreu na zona sul.

Os registros das mortes aconteceram na semana em que a cidade registrou recordes seguidos de baixas temperaturas.


Em nota, a prefeitura informou que as sete mortes podem estar relacionadas às condições climáticas. Alguns casos não se referem a pessoas em situação de rua, foco das ações preventivas de acolhimento e atendimento. A causa de morte deve ser confirmada com as autoridades competentes.

Leia mais notícias de São Paulo


Veja os casos

1. Sé (centro) — Um homem não identificado foi encontrado na manhã da última quarta-feira (24) próximo ao terminal Dom Pedro. Bombeiros e IML (Instituto Médico Legal) foram acionados. A ronda da SPTrans registrou o caso.


2. Vila Maria (zona norte) — Um homem de 54 anos, foi encontrado na manhã de quinta-feira (25) em um beco da favela Funerária. Segundo relatos, seria morador da comunidade, mas estaria dormindo ao relento há alguns dias.

3. Vila Maria (zona norte) — Outro homem de 67 anos foi encontrado morto na avenida Ernesto Augusto Lopes também na manhã de quinta-feira. Não foi reconhecido no local como uma pessoa em situação de rua daquela região.


4. Sé (centro) — Homem não identificado foi encontrado morto na calçada da rua São Paulo na quinta-feira de manha e levado ao IML. Ele não foi reconhecido pelas equipes de assistência social.

5. Cidade Tiradentes (zona leste) — Um homem de 58 anos foi encontrado morto na quinta-feira de manhã em um terreno na rua Francisco José Viana. A família foi contatada pela Assistência Social da Subprefeitura.

6. Vila Mariana (zona sul) — Na sexta-feira (26), um homem foi encontrado morto em estacionamento de um comércio na avenida Bosque da Saúde. Segundo relatos de vizinhos ele morava no local.

7. Penha (zona leste)- Homem não identificado foi encontrado pelo SAMU-192 na rua dos Gráficos também na sexta-feira. Constatado o óbito, a central do Samu acionou autoridade policial.

Na nota, a administração municipal disse ainda que não tem, até o momento, mais informações sobre outros dois registros que foram atendidos no Hospital Pedreira.

Operação baixas temperaturas

A prefeitura informou que a Operação Baixas Temperaturas oferece 12 mil vagas em Centros de Acolhida para as pessoas em situação de rua. Nas madrugadas de quarta-feira, quinta-feira e sexta-feira foram registrados 11 mil acolhimentos. Na madrugada de terça-feira, foram 9,5 mil acolhimentos.

O abrigo emergencial na sede da Defesa Civil recebeu nestes três dias (quarta, quinta e sexta) um total de 1.270 pessoas. Mais de 20 veículos da Assistência Social e três ônibus estão em operação e atendem pontos estratégicos como Pátio do Colégio, Bela Vista e no Espaço de Convivência da Bresser. Prestam apoio, quando necessário, viaturas da Defesa Civil e da Guarda Civil Metropolitana.

Equipes de abordagem percorrem a cidade num trabalho de convencimento destas pessoas, para que aceitem a acolhida, onde recebem alimentação (jantar e café da manhã), cobertor, cama e kit de higiene pessoal. Vale ressaltar que as pessoas são convidadas a ir para os Centros de Acolhidas, mas não podem ser obrigadas a aceitar o encaminhamento.

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.