Ao menos sete pessoas podem ter morrido por causa do frio, diz prefeitura
Maioria delas é moradora de rua; casos aconteceram no centro e nas zona leste, norte e sul
São Paulo|Do R7, com Agência Record

Pelo menos sete pessoas, encontradas mortas entre quarta e sexta-feira (26), podem ter morrido de frio, informou a Prefeitura da Cidade de São Paulo. A maioria delas é moradora de rua. Duas pessoas morreram na zona leste, outras duas na zona norte e mais duas no centro. Uma vítima morreu na zona sul.
Os registros das mortes aconteceram na semana em que a cidade registrou recordes seguidos de baixas temperaturas.
Em nota, a prefeitura informou que as sete mortes podem estar relacionadas às condições climáticas. Alguns casos não se referem a pessoas em situação de rua, foco das ações preventivas de acolhimento e atendimento. A causa de morte deve ser confirmada com as autoridades competentes.
Leia mais notícias de São Paulo
Veja os casos
1. Sé (centro) — Um homem não identificado foi encontrado na manhã da última quarta-feira (24) próximo ao terminal Dom Pedro. Bombeiros e IML (Instituto Médico Legal) foram acionados. A ronda da SPTrans registrou o caso.
2. Vila Maria (zona norte) — Um homem de 54 anos, foi encontrado na manhã de quinta-feira (25) em um beco da favela Funerária. Segundo relatos, seria morador da comunidade, mas estaria dormindo ao relento há alguns dias.
3. Vila Maria (zona norte) — Outro homem de 67 anos foi encontrado morto na avenida Ernesto Augusto Lopes também na manhã de quinta-feira. Não foi reconhecido no local como uma pessoa em situação de rua daquela região.
4. Sé (centro) — Homem não identificado foi encontrado morto na calçada da rua São Paulo na quinta-feira de manha e levado ao IML. Ele não foi reconhecido pelas equipes de assistência social.
5. Cidade Tiradentes (zona leste) — Um homem de 58 anos foi encontrado morto na quinta-feira de manhã em um terreno na rua Francisco José Viana. A família foi contatada pela Assistência Social da Subprefeitura.
6. Vila Mariana (zona sul) — Na sexta-feira (26), um homem foi encontrado morto em estacionamento de um comércio na avenida Bosque da Saúde. Segundo relatos de vizinhos ele morava no local.
7. Penha (zona leste)- Homem não identificado foi encontrado pelo SAMU-192 na rua dos Gráficos também na sexta-feira. Constatado o óbito, a central do Samu acionou autoridade policial.
Na nota, a administração municipal disse ainda que não tem, até o momento, mais informações sobre outros dois registros que foram atendidos no Hospital Pedreira.
Operação baixas temperaturas
A prefeitura informou que a Operação Baixas Temperaturas oferece 12 mil vagas em Centros de Acolhida para as pessoas em situação de rua. Nas madrugadas de quarta-feira, quinta-feira e sexta-feira foram registrados 11 mil acolhimentos. Na madrugada de terça-feira, foram 9,5 mil acolhimentos.
O abrigo emergencial na sede da Defesa Civil recebeu nestes três dias (quarta, quinta e sexta) um total de 1.270 pessoas. Mais de 20 veículos da Assistência Social e três ônibus estão em operação e atendem pontos estratégicos como Pátio do Colégio, Bela Vista e no Espaço de Convivência da Bresser. Prestam apoio, quando necessário, viaturas da Defesa Civil e da Guarda Civil Metropolitana.
Equipes de abordagem percorrem a cidade num trabalho de convencimento destas pessoas, para que aceitem a acolhida, onde recebem alimentação (jantar e café da manhã), cobertor, cama e kit de higiene pessoal. Vale ressaltar que as pessoas são convidadas a ir para os Centros de Acolhidas, mas não podem ser obrigadas a aceitar o encaminhamento.














